MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Tuesday, April 16, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional de Arte Antiga
Inventory number:
1278 Pint
Supercategory:
Arte
Category:
Pintura
Title:
Assunção
Author:
Mestre de 1515
Date / Period:
1515 A.D
Material:
Óleo
Holder:
Madeira de carvalho
Technique:
Pintura a óleo
Measurments (cm):
height: 164; width: 140;
Description:
Com o crescente lunar aos pés, a Virgem surge rodeada por anjos músicos, estando representados no registo inferior os Apóstolos com os respectivos atributos.
Incorporation:
Outro - Transferência: Convento da Madre de Deus (Lisboa).
Origin / History:
Esta pintura forma, juntamente com a Anunciação, a Ascensão de Cristo, a Adoração dos Reis Magos, a Aparição de Cristo à Virgem, a Adoração dos Pastores, e o Pentecostes um conjunto retabular executado para o Mosteiro da Madre de Deus em Lisboa. A data de realização da empreitada foi identificada por Luís Reis-Santos numa das tábuas que havia sido separada - Aparição de Cristo à Virgem - e posteriormente reutilizada para acrescento de outra composição. Esta prancha foi, precisamente, a que deu origem à famosa designação Mestre de 1515. Não se conhece a constituição original do retábulo encomendado pela rainha D. Leonor, a fundadora do cenóbio, e aos sete painéis geralmente tidos como fazendo parte integrante do conjunto, Dagoberto Markl e Fernando António Baptista Pereira aquando da tentativa de reconsitutição da obra propuseram a inclusão de São Francisco entregando os estatutos da Ordem a Santa Clara. Porém, continua em aberto o número de quadros que constituiriam o retábulo primitivo, assim como a sua disposição e dimensões originais, dado que algumas tábuas foram repintadas no final do século XVI e mais tarde adaptadas às molduras barrocas do coro alto. * Forma de Protecção: classificação; Nível de classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006 *
Bibliography

Bibliography

MARKL, Dagoberto; PEREIRA, Fernando António Baptista - "A pintura num período de transição", in História da Arte em Portugal, Vol.VI - O Renascimento. Lisboa: Alfa, 1986, pág. -

GUSMÃO, Adriano de - O Mestre da Madre de Deus. Lisboa: Artis, 1960, pág. -

RODRIGUES, Dalila - "A Pintura do Período Manuelino", in História da Arte Portuguesa (dir. Paulo Pereira), Vol. II. Lisboa: Círculo de Leitores, 1995, pág. -

COUTO, João - "A data num painel da Igreja da Madre de Deus", in Boletim do Museu Nacional de Arte Antiga, Vol. I, Nº 3. Lisboa: MNAA, 1940, pág. -

SANTOS, Reynaldo dos - "O Retábulo Joanino da Madre de Deus", in Boletim da Academia Nacional de Belas Artes, 2ª Série, Nº 16-17. Lisboa: 1961, pág. -

REIS-SANTOS, Luís - Jorge Afonso. Lisboa: Artis, 1966, pág. -

 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits