Origem / Historial:
Esta pintura faz parte do retábulo da igreja do Convento da Madre de Deus de Xabregas, em Lisboa. O altar primitivo deveria ser da invocação das Sete Dores de Maria, tendo ainda tábuas evocativas da "Apresentação no Templo", "Menino Jesus entre os Doutores", "Cristo a caminho do Calvário", "Cristo na Cruz, a Virgem e São João", "Lamentação depois do Enterro de Cristo" (todas no Museu Nacional de Arte Antiga) e "Repouso na Fuga para o Egito" (Museu de Worcester). Dado que o Convento foi fundado por D. Leonor, rainha viúva de D. João II e irmã do rei D. Manuel, em 1509, é de crer que a encomenda deste conjunto tenha sido efectuada imediatamente, havendo mesmo autores (Friedlander) que apontam como data da feitura dos quadros os anos anteriores a 1511.
* Forma de Protecção: classificação;
Nível de classificação: interesse nacional;
Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas;
Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro;
Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006 *