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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arte Antiga
N.º de Inventário:
849 Pint
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Deposição no Túmulo
Título:
Deposição no Túmulo
Autor:
Cristóvão de Figueiredo
Datação:
1525 d.C. - 1530 d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Madeira de carvalho
Técnica:
Pintura a óleo
Dimensões (cm):
altura: 182; largura: 156;
Descrição:
À entrada de uma gruta, Cristo é deposto no túmulo por José de Aratimeia e Nicodemos na presença da Virgem, São João e três santas mulheres. No primeiro plano, Maria Madalena envergando trajes ricos contempla a coroa de espinhos deposta sobre uma toalha branca. Do lado direito da composição duas figuras poderão representar os encomendadores da obra. A cena tem como fundo uma paisagem arborizada e rochosa, podendo-se vislumbrar ao longe a cidade de Jerusalém. No túmulo, de feição clásica, figuram-se em dois "tondi" as cenas veterotestamentárias de Jeremias lançado na cisterna e de Jonas engolido pela baleia.
Incorporação:
Transferência - Transferência: Universidade de Coimbra.
Origem / Historial:
Segundo Émile Bertaux, esta pintura e o "Ecce Homo" fariam parte de um mesmo retábulo, obra de um mestre desconhecido. José de Figueiredo atribuíu a pintura a Cristóvão de Figueiredo, colocando a hipótese de ter sido originariamente realizada para o retábulo do altar da igreja de Santa Cruz de Coimbra. Partilhando a atribuição proposta por José de Figueiredo, mas retomando as considerações de Bertaux, Teixeira de Carvalho foi da opinião de que estaríamos perante o painel central de um tríptico de que o "Ecce Homo" formaria um dos volantes. Vergílio Correia incluíu o quadro no retábulo de Santa Cruz de Coimbra apontando como autor Cristóvão de Figueiredo e parceiros, opinião seguida geralmente pela crítica actual. Apeado no início do século XVII quando foi substituído pelo novo retábulo maneirista do escultor Bernardo Coelho e dos pintores Simão Rodrigues e Domingos Vieira Serrão, do retábulo de Cristóvão de Figueiredo e do entalhador Francisco Lorete subsistem outras tábuas na sacristia do cenóbio crúzio e no Museu Machado de Castro. * Forma de Protecção: classificação; Nível de classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006 *

Título

Local

Data Início

Encerramento

N.º Catálogo

L' Art Portugaise de l' epoque des grandes decouvertes jusqu' au XX siecle.

Paris, Jeau de Paume

1931

Portuguese Art 800-1800

Londres, Royal Academy of Arts

1955-10-29

1956-02-19

Os Primitivos Portugueses (1450-1550)

Lisboa

1940-06

Flandres - Espagne - Portugal du XV au XVII Siècle

Bordeaux

1954-05-19

1954-07-31

Os Descobrimentos Portugueses e a Europa do Renascimento.XVII Exp.Europeia de Arte,Ciência e Cultura do Conselho da Euro

Lisboa, Núcleo do Museu Nacional de Arte Antiga,"Abre-se a Terra em Sons e Cores".

1983-05

1983-10

No Tempo das Feitorias. A Arte Portuguesa na Época dos Descobrimentos

Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga

1992-06

1992-12

Portugal em Sevilha. Exposição Cultural da Época dos Descobrimentos

Sevilha

1929-03

1929-09

Primitivos Portugueses. 1450-1550. O Século de Nuno Gonçalves

Museu Nacional de Arte Antiga

2010-11-11

2011-04-23

 
     
     
   
     
     
     
 
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