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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu: Museu Nacional de Arte Antiga N.º de Inventário: 849 Pint Denominação: Deposição no Túmulo Título: Deposição no Túmulo Autor: Cristóvão de Figueiredo Datação: 1525 d.C. - 1530 d.C. Suporte: Madeira de carvalho Dimensões (cm): altura: 182; largura: 156; Descrição: À entrada de uma gruta, Cristo é deposto no túmulo por José de Aratimeia e Nicodemos na presença da Virgem, São João e três santas mulheres. No primeiro plano, Maria Madalena envergando trajes ricos contempla a coroa de espinhos deposta sobre uma toalha branca. Do lado direito da composição duas figuras poderão representar os encomendadores da obra. A cena tem como fundo uma paisagem arborizada e rochosa, podendo-se vislumbrar ao longe a cidade de Jerusalém. No túmulo, de feição clásica, figuram-se em dois "tondi" as cenas veterotestamentárias de Jeremias lançado na cisterna e de Jonas engolido pela baleia. Incorporação: Transferência - Transferência: Universidade de Coimbra.
Origem / Historial: Segundo Émile Bertaux, esta pintura e o "Ecce Homo" fariam parte de um mesmo retábulo, obra de um mestre desconhecido. José de Figueiredo atribuíu a pintura a Cristóvão de Figueiredo, colocando a hipótese de ter sido originariamente realizada para o retábulo do altar da igreja de Santa Cruz de Coimbra. Partilhando a atribuição proposta por José de Figueiredo, mas retomando as considerações de Bertaux, Teixeira de Carvalho foi da opinião de que estaríamos perante o painel central de um tríptico de que o "Ecce Homo" formaria um dos volantes. Vergílio Correia incluíu o quadro no retábulo de Santa Cruz de Coimbra apontando como autor Cristóvão de Figueiredo e parceiros, opinião seguida geralmente pela crítica actual.
Apeado no início do século XVII quando foi substituído pelo novo retábulo maneirista do escultor Bernardo Coelho e dos pintores Simão Rodrigues e Domingos Vieira Serrão, do retábulo de Cristóvão de Figueiredo e do entalhador Francisco Lorete subsistem outras tábuas na sacristia do cenóbio crúzio e no Museu Machado de Castro.
* Forma de Protecção: classificação;
Nível de classificação: interesse nacional;
Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas;
Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro;
Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006 *
Bibliografia | PORFÍRIO, José-Luís - Pintura Portuguesa Museu Nacional de Arte Antiga/Portuguese Painting National Musuem of Ancient Art. Lisboa: Quetzal Editores, 1991, pág. - | CORREIA, Vergílio - "A Pintura quatrocentista e quinhentista em Portugal. Novos documentos", in Boletim de Arte e Arqueologia, Fasc. 1. Lisboa: 1921, pág. - | CORREIA, Vergílio - "A pintura em Coimbra no séc. XVI", in Biblos, 10. Coimbra: 1934, pág. - | BAIÃO, António - "Novos subsídios para a história da arte portuguesa I: O pintor Cristóvão de Figueiredo", in Boletim de Arte e Arqueologia, Vol. I. Lisboa: 1921, pág. - | PORFÍRIO, José Luis - A Pintura no Museu Nacional de Arte Antiga. Lisboa: Banif-Reproscan, 1992, pág. - | SERRÃO, Vítor - "Deposição no Túmulo", in No Tempo das Feitorias. A Arte Portuguesa na Época dos Descobrimentos (catálogo da exposição). Lisboa: IPM, 1992, pág. - | BERTAUX, Émile - "La Rennaissance en Espagne et au Portugal", in Histoire de l'Art (dir. André Michel), Tomo IV. Paris: Armand Colin, 1911, pág. - | SANTOS, Reynaldo dos - L'Art Portugais. Architecture, Sculpture et Peinture. Paris: Libraire Plon, s.d., pág. - | REIS-SANTOS, Luís - Cristóvão de Figueiredo. Lisboa: Artis, 1940, pág. - | RODRIGUES, Dalila - "Pintura: o ciclo Renascentista", in História da Arte Portuguesa (dir. Paulo Pereira), Vol. II. Lisboa: Círculo de Leitores, 1995, pág. - | CORREIA, Vergílio - Pintores Portugueses nos séculos XV e XVI. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1928, pág. - | VITERBO, F. M. Sousa - Notícia de alguns pintores portugueses e de outros que, sendo estrangeiros, exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: 1903-1911, pág. - | CARVALHO, José Alberto Seabra - "Deposição no Túmulo" in Guia MNAA. Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga, 2009, pág. 40 | |
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