|
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu: Museu Nacional de Arte Antiga N.º de Inventário: 738 Pint Denominação: Salomé com a cabeça de São João Baptista Título: Salomé com a cabeça de São João Baptista Autor: Lucas Cranach, o Velho Datação: 1510 d.C. - 1515 d.C. Suporte: Madeira de carvalho Técnica: Pintura a óleo sobre madeira de carvalho Dimensões (cm): altura: 61; largura: 49,5; Descrição: Salomé surge representada a meio corpo, vestindo um traje de veludo preto e manto de brocado debroado com pele de marta que lhe cobre a cabeça. Sob o vestido usa corpete ornado de aljofares, tendo uma fita a cingir-lhe a cintura. As mangas, de setim branco, partem dos ombros em folhos largos que apertam a meio do braço com faixas bordadas. Segura com as mãos uma salva com a cabeça de São João Baptista.
José Alberto Seabra Carvalho escreve no Guia do MNAA (2009): " Esta é a sua (de Cranach) mais antiga representação do tema e também a mais impressiva, caracterizando-se por uma enorme secura e potência narrativas, quase nada nos distraindo, no fundo negro da pintura, do nosso confronto visual com ela. Tratada num registo de elegância e luxo discreto como se fosse um retrato cortesão, marcando, mais que com a cruel exibição da cabeça do degolado, a perversidade do momento dramático aqui isolado, esta Salomé constitui, como já tem sido entendido, uma das raras vezes em que Cranach terá conseguido transmitir a noção de que o Mal pode andar associado à maior Beleza".
No canto superior direito, sobre o fundo negro, está pintado um dragão alado, emblema usado pelo pintor entre 1508 e 1537.
Incorporação: Doação - Oferta do Conde de Carvalhido.
Origem / Historial: O restauro efectuado a esta pintura pôs a descoberto alguns pormenores da pintura original, nomeadamente a posição da mão esquerda. A este propósito, veja-se o artigo de João Couto e Manuel Valadares no Boletim da Academia Nacional de Belas Artes, Fasc. IV, 1938.
Segundo a opinião de Jean Wirth, a "Salomé" do Museu Nacional de Arte Antiga faria parte de um conjunto que contaria com a "Lucrécia" da colecção Kristers. De facto, as medidas do painel "Lucrécia" (60x47) corroboram a hipótese levantada pelo historiador, assim como a cronologia de 1510-1513 proposta por Friedlander.
* Forma de Protecção: classificação;
Nível de classificação: interesse nacional;
Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas;
Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro;
Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006 *
Bibliografia | ZIMMERMANN, E.H. - Lucas Cranach. Berlin: 1937, pág. - | SANTOS, Armando Vieira - Obras-Primas da Pintura Estrangeira no Museu de Arte Antiga. Lisboa: Artis, 1965, pág. - | COUTO, João; VALADARES, Manuel - "A Salomé de L. Cranach, o «Velho»", in Boletim da Academia Nacional de Belas Artes, Fasc. IV. Lisboa: 1938, pág. - | POSSE, H. - Lucas Cranach. Wien: 1942, pág. - | PORFÍRIO, José Luis - Museu Nacional de Arte Antiga, col. Grandes Museus do Mundo. Lisboa: Verbo, 1977, pág. - | WIRTH, Jean - "Cranach reconsidéré", in Révue de l'art, Nº 37: 1977, pág. - | PORFÍRIO, José Luis - A Pintura no Museu Nacional de Arte Antiga. Lisboa: Banif-Reproscan, 1992, pág. - | FRIEDLANDER, Max Jacob; ROSENBERG, Jakob - The Paintings of Lucas Cranach. London: Sotheby Park Bernet, 1978, pág. 33 | MARKL, Dagoberto - "Salomé", in Grão Vasco e a Pintura Europeia do Renascimento (catálogo da exposição). Lisboa: CNCDP, 1992, pág. - | KOEPPLIN, Dieter e FALK, Tilman. Lukas Cranach: Gemälde, Zeichnugen, Druckgraphick, 2 vols.. Basel-Stuttgart, 1976, pág. 660-661 | JACOBY, Joachim - "Salomè con la Testa di SSan Giovanni Battista" in Cranach - L'altro rinascimento, Roma: 24 Ore Culture, 2010, pág. 224 | CARVALHO, José Alberto Seabra - "Salomé" in Guia Museu Nacional de Arte Antiga. Lisboa:Mnaa, 2009, p. 30 | |
|
|