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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arte Antiga
N.º de Inventário:
433 Pint
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Ecce Homo
Título:
Ecce Homo
Autor:
Desconhecido
Oficina / Fabricante:
Oficina lisboeta de Nuno Gonçalves (?)
Datação:
1570 d.C.
Matéria:
Óleo (?)
Suporte:
Madeira de carvalho
Técnica:
Pintura a óleo (?)
Dimensões (cm):
altura: 89; largura: 65;
Descrição:
Recortando-se sobre um fundo escuro, Cristo aureolado surge martirizado com uma corda ao pescoço que, descendo ao longo do peito nú, Lhe ata os pulsos. O véu branco que cobre a cabeça, os olhos, os ombros e os braços, contribui para acentuar o dramatismo do quadro, o que é ainda realçado pela coroa de espinhos que trespassa o sudário.
Incorporação:
Outro - Transferência: (Conventos Extintos).
Origem / Historial:
Segundo José de Figueiredo, estamos perante a cópia de uma pintura de meados do século XV, opinião que não teve imediatos seguidores apesar de, no catálogo da exposição realizada em Paris em 1931, se subscrever o juízo do historiador português. Esta pintura foi, de facto, e durante algum tempo, atribuída ao próprio Nuno Gonçalves dado os supostos paralelismos estilísticos com outras obras atribuídas ao pintor, nomeadamente os Painéis de São Vicente de Fora. Porém, alguma da historiografia mais recente tem-na encarado como uma cópia, talvez já quinhentista, de uma imagem antiga. Existem cópias ou versões muito próximas nas reservas do MNAA (sobre tela), no Museu de Setúbal/Convento de Jesus e no Museu rainha D. Leonor em Beja, estas sobre madeira. A leitura dendrocronológica do suporte, efectuada já em 2001, indica na verdade uma cronologia mais tardia do que a geralmente admitida, colocando a peça no terceiro quartel do século XVI. * Forma de Protecção: classificação; Nível de classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006 *

Título

Local

Data Início

Encerramento

N.º Catálogo

L' Art Portugaise de l' epoque des grandes decouvertes jusqu' au XX siecle.

Paris, Jeau de Paume

1931

Portuguese Art 800-1800

Londres, Royal Academy of Arts

1955-10-29

1956-02-19

Os Primitivos Portugueses (1450-1550)

Lisboa

1940-06

Os Descobrimentos Portugueses e a Europa do Renascimento.XVII Exp.Europeia de Arte,Ciência e Cultura do Conselho da Euro

Lisboa, Núcleo do Museu Nacional de Arte Antiga,"Abre-se a Terra em Sons e Cores".

1983-05

1983-10

No Tempo das Feitorias. A Arte Portuguesa na Época dos Descobrimentos

Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga

1992-06

1992-12

Museu Nacional de Arte Antiga, Lissabon

Bonn, Kunst-und Ausstellungshalle der Bundesrepublik Deutschland

1999-03-26

1999-07-11

Culturas do Índico - CNCDP

Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga

1998-06-05

1998-09-05

Encompassing the Globe; Portugal and the World in 16th and 17th Centuries

Freer Gallery of Art e Arthur M. Sackler Gallery do Smithsonian Institution, Washington

2007-06-23

2007-08-16

Autour du Globe. Le Portugal et le monde aux XVI et XVII Siècles

Palais des Beaux-Arts, Bruxelas

2007-10-27

2008-02-03

 
     
     
   
     
     
     
 
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