Origem / Historial:
Esta pintura, cuja afinidade com a obra de Gil Vicente tem sido assinalada por vários historiadores, foi já atribuída a Jorge Afonso e/ou ao Mestre da Lourinhã. Se há estudiosos que apontam o início do século como a data mais provável para a sua realização (cf. Dagoberto Markl in catálogo da exposição Grão Vasco e a Pintura do Renascimeno), outros defendem os anos trinta de Quinhentos.
* Forma de Protecção: classificação;
Nível de classificação: interesse nacional;
Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas;
Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro;
Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006 *