MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Thursday, March 28, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional de Arte Antiga
Inventory number:
432 Pint
Supercategory:
Arte
Category:
Pintura
Name:
O Inferno
Title:
O Inferno
Author:
Desconhecido
Date / Period:
1505 A.D - 1530 A.D
Material:
Óleo
Holder:
Madeira de carvalho
Technique:
Pintura a óleo
Measurments (cm):
height: 119; width: 217,5;
Description:
O "Inferno" ocupa um lugar à parte no conjunto da pintura portuguesa do século XVI pela iconografia nele contida. De facto, não se conhece nenhum outro quadro que represente de uma forma autónoma o tema do Inferno. Num espaço subterrâneo com uma abertura circular no canto superior direito de onde caem as almas, os condenados sofrem as penas correspondentes a cada um dos sete pecados mortais. Sentado num trono, o rei dos demónios preside a esta cena terrífica munido de uma enorme trompa e vestido como um índio brasileiro. Ao centro, dentro de um caldeirão com água a ferver, sofrem os invejosos, destacando-se um personagem - um frade franciscano -, por ser a única figura vestida e sem sinais de sofrimento. Em torno do caldeirão agrupam-se os outros pecados: o Orgulho (as três mulheres atadas pelos pés sobre um fogareiro de barro de onde saem chamas que lhes consomem o cabelo), a Avareza (no homem que é obrigado a engolir moedas), a Gula (no pecador a quem um demónio obriga a beber vinho contido num odre em forma de porco), a Ira (o homem de cabeça rapada que está a ser pingado), a Luxúria (no grupo onde, lado a lado, se representa o adultério e a homossexualidade, esta última visualmente traduzida pelo frade e o jovem acorrentados).
Incorporation:
Transferência - Conventos Extintos
Origin / History:
Esta pintura, cuja afinidade com a obra de Gil Vicente tem sido assinalada por vários historiadores, foi já atribuída a Jorge Afonso e/ou ao Mestre da Lourinhã. Se há estudiosos que apontam o início do século como a data mais provável para a sua realização (cf. Dagoberto Markl in catálogo da exposição Grão Vasco e a Pintura do Renascimeno), outros defendem os anos trinta de Quinhentos. * Forma de Protecção: classificação; Nível de classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006 *

Bibliography

PORFÍRIO, José-Luís - Pintura Portuguesa Museu Nacional de Arte Antiga/Portuguese Painting National Musuem of Ancient Art. Lisboa: Quetzal Editores, 1991, pág. -

DELUMEAU, Jean - La Peur en Occident (XIV-XVIII siècle). Une cité assiégée. Paris: 1978, pág. -

GONÇALVES, Flávio - "A Caldeira de Pêro Botelho na Arte e na Tradição", in Douro-Litoral, Nº III-IV, Sexta Série. Porto: 1954, pág. -

PORFÍRIO, José Luís - "Inferno", in O Jornal. Lisboa: 17/12/1976, pág. -

QUINTELA, Paulo - Gil Vicente, Auto de Moralidade da Embarcação do Inferno. Textos das duas edições avulsas e das copilações. Coimbra: 1946, pág. -

MENDONÇA, Maria José - Catálogo da exposição de Primitivos Portugueses (texto policopiado inédito). Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga, 1940, pág. -

MARKL, Dagoberto; PEREIRA, Fernando António Baptista - "A pintura num período de transição", in História da Arte em Portugal, Vol.VI - O Renascimento. Lisboa: Alfa, 1986, pág. -

PORFÍRIO, José Luis - A Pintura no Museu Nacional de Arte Antiga. Lisboa: Banif-Reproscan, 1992, pág. -

COUTO, João - "O Inferno, painel português do século XVI", in Litoral (Revista Mensal de Cultura), Nº 2. Lisboa: Julho 1944, pág. -

BELLUZZO, Ana Maria de Moraes - "O Imaginário do Novo Mundo", in O Brasil dos Viajantes (catálogo da exposição). Lisboa: Centro Cultural de Belém, 1995, pág. -

PAMPLONA, Fernando - "A Pintura no Século XVI", in História da Arte em Portugal, Vol. II. Porto: 1948, pág. -

SANTOS, Reynaldo dos - Oito Séculos de Arte Portuguesa. História e Espírito. Lisboa: Empresa Nac. de Publicidade, 1965, pág. -

MARKL, Dagoberto - "Introdução ao estudo do "Inferno" do Museu Nacional de Arte Antiga", in Póvoa de Varzim: 1989, pág. -

MARKL, Dagoberto - "Inferno", in Grão Vasco e a Pintura do Renascimento (catálogo da exposição). Lisboa: CNPCDP, 1992, pág. -

 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits