Origem / Historial:
A proveniência desta pintura, assim como a do quadro que representa São Tomás de Aquino (Museu Nacional de Arte Antiga, Inv. 68 Pint), foi determinada por José Alberto Seabra de Carvalho a partir de uma notícia encontrada por Luís Keil nos Arquivos da Academia de Belas Artes que refere que no dia 2 de Dezembro de 1841 "“Tomam-se providências acerca da remoção para a Academia Real de Bellas Artes de dois quadros do século XVI, existentes na capela sepulcral de D. João I da Batalha, representando a «morte de Nossa Senhora» e «S. Thomás»”. Também o inventário do convento, documento este datado de 1823, confirma a notícia ao mencionar que na capela real “(...) se acha um altar antigo com um oratorio portatil que contem as Imagens do Apostolado e um retabulo do transio de N. Sra., tudo em madeira. (...) Na mesma se achão fragmentos de dois retabulos em madeira; um de Santo Thomaz e outro do Infante D. Fernando.”