|
OBJECT DETAILS
Museum: Museu Nacional de Arte Antiga Author: Ludovice, João-Frederico (atrib.) Manufacture Center: Portugal Date / Period: 1775 A.D - 1780 A.D Material: Prata dourada, brilhantes, jacintos, esmeraldas, rubis, ametistas e topázios Technique: Prata fundida, cinzelada, repuxada, incisa e parcialmente dourada; gemas lapidadas e polidas em cabochão Measurments (cm): height: 97; width: 33; Description: Esta peça é constituida por três secções distintas:
A base de secção triangular, assente sobre três volutas com decoração vegetalista, apresentando emcada face um medalhão oval cinzelado e inciso, cada um com a representação de um tema relacionado com o Mistério da Eucaristia: a Última Ceia, o Transporte do Maná e Cristo no horto.
Os ângulos são marcados por cabeças de querubins e três figuras em vulto pleno representando a Fé, a Esperança e a Caridade.
A encimar esta base, observa-se um friso contracurvado encimado por querubins que transportam nas suas mãos motivos Eucarísticos.
A união da base com a haste completa-se atravéz do nó composto por três grandes volutas com cabeças de querubins nos ângulos, sendo o interior das faces preenchido por elementos vegetalistas enriquecidos por gemas preciosas cujo colorido cria um extraordinário efeito cromático.
A haste apresenta nos seus ângulos pequenas volutas e tem as faces preenchidas por elementos vegetalistas também ornamentados por gemas lapidadas.
A união da haste com o hostensório é feita por três pequenas cabeças de serafins.
O hostensório de formato circular, é circundado por nuvens repuxadas e relevadas, dos quais surgem raios setiformes e irregulares.
A circundar o viril, observa-se uma moldura de diamantes de grande dimensão pontuados por pequenos laço de rubis que marcam os eixos.
No interior da moldura observa-se uma lúnula em ouro também coberta por diamantes. Incorporation: Transferência - Capela do Paço da Bemposta, Lisboa
Origin / History: Esta custódia parece ser a referida no Testamento de D. Pedro III, datado de Maio de 1786.
É, então, doada a D. João VI, e por vontade deste monarca a peça permaneçeu na Casa do Infantado.
Em 1832 é transferida para o Palácio de Queluz, bem como todas as obras preciosas da Capela da Bemposta, tendo, após a extinção da casa do Infantado, ingressado na Academia Nacinal de Belas Artes, após uma atribulada passagem pela Casa da Moeda de Lisboa e pelos cofres da Caixa Geral de Depósitos.
Foi conservada desde 1847 pela Infanta D, Isabel Maria, no seu Palácio em Benfica.
* Forma de Protecção: classificação;
Nível de classificação: interesse nacional;
Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas;
Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro;
Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006 *
Bibliography | VASSALO E SILVA, Nuno - "As Custódias-Joias de Setecentos", in Oceanos, 43,. Lisboa: C.N.C.D.P., 2000, pág. 78 - 92 | Triunfo do Barroco. Lisboa: Fundação das Descobertas, 1993 | Catálogo da exposição - Museu Nacional dec Arte Antiga - Bona. Bona: Kunst-und Ausstellungshalle, 1999 | The Age of the Baroque in Portugal. Washington: National Gallery of Art, 1993 | Diamant, Museu de História Natural, Paris, 2005 | |
|
|