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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu: Museu Nacional de Arte Antiga N.º de Inventário: 801 Pint Autor: Francisco Henriques Datação: 1508 d.C. - 1511 d.C. Suporte: Madeira de carvalho Dimensões (cm): altura: 248; largura: 202,5; Descrição: Num interior de pavimento policramado em que uma arcaria de colunas marmoreadas dá acesso a um arco que se abre para o exterior preenchido por arquitecturas, destaca-se a figura da Virgem que surge no eixo central da composição. Vestida com túnica verde escura e ajoelhada diante de uma estante, encontra-se rodeada pelos doze apóstolos que se postram diante da pomba do Espírito Santo. Incorporação: Outro - Transferência: Convento de São Francisco (Évora)
Origem / Historial: Este quadro, assim como ''Nossa Senhora da Graça com o Menino entre Santa Julita e São Querito'' (MNAA); «O Profeta Daniel Julgando a Casta Susana'' (Museu Regional de Évora); Aparição de Cristo a Maria Madalena'' (MNAA); ''Virgem das Neves'' (MNAA) e ''São Cosme, São Tomé e São Damião'' (MNAA), era um dos painéis que decoravam as capelas laterais da Igreja de São Francisco de Évora.
De acordo com Dagoberto Markl (cf. catálogo da exposição Francisco Henriques. Um Pintor em Évora no Tempo de D. Manuel), é possível concluir que os painéis ''O Profeta Daniel Julgando a Casta Susana'' e ''São Cosme, São Tomé e São Damião'' estariam colocados no lado do Evangelho, colocando-se ''Nossa Senhora da Graça com o Menino entre Santa Julita e São Querito'' e o ''Pentecostes'' do lado da Epístola. A localização, quer da ''Aparição de Cristo a Maria Madalena'', quer da ''Virgem das Neves'', é uma incógnita. Contudo, e segundo Dagoberto Markl, é possível que este último figurasse na Capela de Nossa Senhora da Guia.
* Forma de Protecção: classificação;
Nível de classificação: interesse nacional;
Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas;
Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro;
Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006 *
Bibliografia | MARKL, Dagoberto - "Painéis das Capelas Laterais de São Francisco", in Francisco Henriques Um Pintor em Évora no Tempo de D. Manuel (catálogo da exposição). Lisboa: CNCDP/Câmara Municipal Évora, 1997, pág. -149-152 | SERRÃO, Vítor - "Francisco Henriques", in No Tempo das Feitorias. A Arte Portuguesa na Época dos Descobrimentos (catálogo da exposição). Lisboa: IPM, 1992, pág. - | MENDONÇA, Maria José - Catálogo da exposição de Primitivos Portugueses (texto policopiado inédito). Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga, 1940, pág. - | RÉAU, Louis - Iconographie de L'Art Chrétien. Tomo III: Iconographie des Saints. Paris: PUF, 1958, pág. - | SANTOS, Reynaldo dos - "O pintor Francisco Henriques" in Boletim da Academia Nacional de Belas-Artes, IV. Lisboa: 1938, pág. - | SANTOS, Reynaldo dos - Oito Séculos de Arte Portuguesa. História e Espírito. Lisboa: Empresa Nac. de Publicidade, 1965, pág. - | TAVARES, Jorge Campos - Dicionário de Santos. Hagiológico, Iconográfico, de Atributos, de Artes e Profissões, de Padroados, de Compositores de Música Religiosa. Porto: Lello & Irmão - Editores, 1990, pág. - | |
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