MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Wednesday, April 24, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional de Arte Antiga
Inventory number:
52 Pint
Supercategory:
Arte
Category:
Pintura
Title:
Santa Luzia e Santa Ágata
Author:
Gregório Lopes
Date / Period:
1520 A.D - 1530 A.D
Material:
Óleo
Holder:
Madeira de carvalho
Technique:
Pintura a óleo
Measurments (cm):
height: 33; width: 89;
Description:
As santas, representadas em busto e nimbadas, apresentam os respectivos nomes inscritos em caracteres dourados nas auréolas. Santa Luzia, à esquerda, segura com uma das mãos um prato que deveria conter o seu atributo - os olhos -, mas que se encontra vazio. Na outra mão, e à semelhança de Santa Ágata, ostenta a palma do martírio. Santa Ágata, à direita, apresenta o seu atributo - os seios. Em segundo plano, tendo como pano-de-fundo da pintura um céu azul luminoso, ergue-se um casario com construções acasteladas que se filiam na tradição arquitectónica do norte da Europa.
Incorporation:
Outro - Transferência: Convento do Paraíso (Lisboa)
Origin / History:
Este quadro, bem como "Santa Margarida e Santa Maria Madalena" (Museu Nacional de Arte Antiga), provem da ermida lisboeta do Paraíso. Duas outras pinturas que hoje se encontram no Museu de Posen, na Polónia ("Santa Apolónia e Santa Inês" e "Santa Catarina e Santa Bárbara"), com idêntico formato e composição, foram compradas em Lisboa no ano de 1844 pelo Conde Atanazy Raczynski, tendo pertencido à Galeria do Marquês de Penalva. Carl Justi atribuíu este conjunto a Velascus e José de Figueiredo, aludindo às pinturas de Posen, menciona o nome de Cristóvão de Figueiredo. Luís Reis-Santos lançou a hipótese de as quatro pinturas terem constituído as predelas do retábulo "do Paraíso" [Museu Nacional de Arte Antiga] atribuído a Gregório Lopes. Vítor Serrão (in catálogo da exposição No Tempo das Feitorias) subscreve a opinião de Reis-Santos, integrando-os na obra de Gregório Lopes.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits