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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu: Museu Nacional de Arte Antiga N.º de Inventário: 12 Pint Denominação: Retábulo do Convento do Paraíso Título: Adoração dos Reis Magos Suporte: Madeira de carvalho Dimensões (cm): altura: 128; largura: 86,5; Descrição: A "Adoração dos Magos" decorre exactamente no mesmo espaço arquitectónico da pintura que a antecede - a "Natividade"-, não obstante algumas alterações de pormenor que, contudo, se revelam importantes para o entendimento da estruturação da composição e a adequação de uma temática diversa a um mesmo enquadramento.
Em primeiro plano e no centro do quadro, está representada a Virgem com o Menino ao colo. À sua esquerda, São José e dois dos Reis Magos, ambos envoltos em paramentos ricamente ornamentados, estão ajoelhados, sendo secundados por um grupo de homens que ostentam estandartes. Do lado direito, o terceiro Mago, também em posição de adoração, tem por trás um cortejo de soldados com os respectivos pajens. A necessidade de integrar um grande número de personagens levou a que houvesse uma "dilatação" do espaço, o que é verificável nos extremos laterais do quadro, precisamente o lugar reservado aos dois cortejos. Saliente-se ainda que a janela que na "Natividade" se abria sobre uma paisagem rochosa, é aqui transformada em porta, ao passo que o horizonte paisagístico (neste caso, uma colina verdejante) é tranferido para a abertura colocada no fundo da composição. Incorporação: Outro - Transferência: Convento do Paraíso (Lisboa)
Origem / Historial: O retábulo "do Paraíso", assim designado uma vez que provém do altar-mor do extinto Convento do Paraíso em Lisboa, foi já objecto de alguns estudos que resultaram em opiniões diversas e divergentes no que toca à sua autoria.
Num primeiro momento, o conjunto foi atribuído a Grão Vasco (Vasco Fernandes), por Taborda e Cirilo, opinião refutada por Raczynski que propôs o nome de Abram Prim (Primus). Carl Justi apontou como autor o pintor Velascus e Émile Bartaux dividiu a série em dois conjuntos, atribuindo a "Anunciação", a "Visitação" e a "Natividade" a Cristóvão de Figueiredo, e os restantes painéis ao "Mestre do Retábulo de Santiago". Foi, porém, José de Figueiredo quem reagropou novamente as oito pinturas e as enquadrou na obra do "Mestre do Paraíso", no que foi secundado por Reinaldo dos Santos. A Myron Malkiel-Jirmounsky, coube alertar para o facto de estarmos na presença de uma obra colectiva e não de um só pintor. Actualmente, e na esteira deste último historiador, ainda que se destaque o nome de Gregório Lopes na atribuição deste conjunto retabular, não há dúvida em se afirmar que se trata de uma obra de parceria, o que é desde logo visível na heterogeneidade pictórica e técnica das várias tábuas que o compõem.
Bibliografia | SERRÃO, Vítor - "Gregório Lopes", in No Tempo das Feitorias. A Arte Portuguesa na Época dos Descobrimentos, Vol. II. Catálogo da exposição realizada no Museu Nacional de Arte Antiga entre Junho e Dezembro de 1992. Lisboa: Instituto Português de Museus, 1992, pág. - | FIGUEIREDO, José de - "Gregório Lopes e a Infanta D. Maria", in Lusitânia, Vol. IV. Lisboa: 1927, pág. - | COUTO, João - O Mestre do Paraíso. Lisboa: s.e., 1960, pág. - | TABORDA, José da Cunha - Regras da Arte de Pintura. Lisboa: Nota da Impressão Régia, 1815, pág. - | MACHADO, Cyrillo Volkmar - Collecção de Memorias Relativas às Vidas dos Pintores, e Escultores, Architetos, e Gravadores Portuguezes, e dos Estrangeiros que estiverão em Portugal. Lisboa: Victorino Rodrigues da Silva, 1823, pág. - | REIS-SANTOS, Luís - Gregório Lopes. Lisboa: Artis, 1950, pág. - | RACZYNSKI, Conde Atanazy - Les arts en Portugal. Lettres. Paris: Jules Renouard, 1846, pág. - | MENDONÇA, Maria José - Catálogo da exposição de Primitivos Portugueses (texto policopiado inédito). Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga, 1940, pág. - | FIGUEIREDO, José de - "Introdução a um Ensaio sobre a Pintura Quinhentista em Portugal", in Boletim de Arte e Arqueologia, Fasc. I. Lisboa: 1921, pág. - | BERTAUX, Émile - "La Rennaissance en Espagne et au Portugal", in Histoire de l'Art (dir. André Michel), Tomo IV. Paris: Armand Colin, 1911, pág. - | RÉAU, Louis - Iconographie de L'Art Chrétien. Tomo II: Iconographie de la Bible - Nouveau Testament. Paris: PUF, 1957, pág. - | RACZYNSKI, Conde Atanazy - Dictionnaire Histórico-Artistique du Portugal pour faire à l'ouvrage ayant pour titre les arts en Portugal. Paris: Jules Renouard, 1847, pág. - | SANTOS, Reynaldo dos - L'Art Portugais. Architecture, Sculpture et Peinture. Paris: Libraire Plon, s.d., pág. - | MALKIEL-JIRMOUNSKY, Myron - Os painéis denominados do Mestre do Paraíso. Lisboa: Livraria Bertrand, 1943, pág. - | MARKL, Dagoberto - "A Pintura no Período Manuelino. Os Ciclos: das oficinas à iconografia", in História da Arte Portuguesa (Dir. Paulo Pereira). Lisboa: Círculo de Leitores, 1995, pág. - | MALKIEL-JIRMOUNSKY, Myron - Pintura à sombra dos mosteiros. A pintura religiosa portuguesa nos séculos XV e XVI. Lisboa: Edições Ática, s.d., pág. - | |
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