Museu:
Museu Nacional de Arte Antiga
Denominação:
Retábulo do Convento do Paraíso
Suporte:
Madeira de carvalho
Dimensões (cm):
altura: 129; largura: 88;
Descrição:
A cena tem lugar no interior de um quarto (a câmara) que é antecedido por um pequeno compartimento (a antacâmara), a que se tem acesso através de uma abertura composta por dois arcos em ferradura e dividida a meio por uma coluna de mármore vermelho. Ao fundo, encostado a uma parede branca, um armário com loiça e utensílios domésticos (um aparador) e um lavabo, são elementos que, para além da sua qualidade decorativa, obedecem a um simbolismo preciso, na medida em que remetem para a água purificadora, o que está directamente relacionado com a virgindade de Maria.
Na divisão principal, onde se destacam a cama de dossel e o chão de ladrilho vermelho parcialmente coberto por um tapete oriental decorado com motivos geométricos, representa-se a Virgem, do lado esquerdo da composição, e o anjo Gabriel, do lado direito. O anjo, com vestes de um branco rosado e dalmática bordada de fio de ouro e aplicações de pedraria, segura com a mão direita um bastão de ouro e com a esquerda aponta para o Espírito Santo cujos raios - uma emanação directa de Deus Pai - simbolizam a descida de Deus filho. A Virgem, ajoelhada e em posição de submissão, tem no regaço um livro de horas aberto e a seus pés, em primeiro plano, uma jarra de faiança portuguesa com açucenas e a inscrição «Abram Prim» ("Abrãao Primeiro"). Este pormenor alude à figura de Abrãao e ao episódio bíblico em que o Patriarca e Sara, sua mulher, sendo já idosos, são visitados por três anjos enviados por Deus que lhes anunciam o nascimento de um filho. Uma vez que o nascimento e a circuncisão de Isaac anunciam e prefiguram o nascimento e circuncisão de Cristo (assim como o sacrifício do primeiro é associado ao Calvário), o paralelismo entre ambos foi sempre posto em evidência, nomeadamente no tema da Anunciação.
De um ponto de vista estrutural, a composição é bipartida, reflexo da própria dualidade dos intervenientes, cada um deles pertencente a esferas diferentes - ao mundo celeste Gabriel, e ao mundo terreno a Virgem -, o que é ainda sublinhado pelos efeitos de claro-escuro e pela direcção da luz. Acompanhando a diagonal descendente em direcção à Virgem que parte, quer da pomba, quer do dedo indicativo do anjo, a luz emana da direita, acentuando desta forma o lugar da manifestação do sagrado.
Incorporação:
Outro - Transferência: Convento do Paraíso (Lisboa)