MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Friday, April 19, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional de Arte Antiga
Inventory number:
49 Pint
Supercategory:
Arte
Category:
Pintura
Name:
Pregação de São João Baptista
Title:
Pregação de São João Baptista
Author:
Desconhecido
Date / Period:
1530 A.D - 1550 A.D
Material:
Óleo
Holder:
Madeira de carvalho
Technique:
Pintura a óleo
Measurments (cm):
height: 141; width: 107;
Description:
São João Baptista, que surge destacado das restantes personagens, quer pelo isolamento da sua figura, como pela escala em que é representado, aparece no lado direito do quadro, nimbado e envolto num manto azul que lhe cobre um panejamento pobre de cor castanha. Segundo o texto bíblico (Mt.3), o Baptista, santo eremita, retirou-se para o deserto (que, na pintura ocidental, é normalmente substituído por uma floresta), vestindo-se com uma túnica de pêlo de camelo e alimentando-se apenas de gafanhotos e mel selvagem. Aí terá começado a apelar à penitência afirmando que o reino de Deus estaria próximo. O Santo dirige-se a um grupo composto por homens (de pé), mulheres e crianças (sentados no chão), que se dispõem em semi-círculo e se enquadram numa paisagem pontuada por arvoredo e por arquitecturas. É de destacar o colorido luminoso e vibrante das roupagens da multidão (que contrasta com as vestes do Santo), e a figura masculina que se recorta em primeiro plano, sentada a três-quartos, e que tem a cabeça coberta por um turbante, o que constitui um apontamento exótico interessante que, aliás, tem paralelo com pormenores das roupagens de alguns dos ouvintes da prelecção. Na base da pintura aparece uma arcaria que se abre sobre um fundo azul.
Incorporation:
Outro - Transferência: Convento de São Bento da Saúde (Lisboa)
Origin / History:
A "Pregação de São João Baptista" forma, juntamente com "Santo Antão e São Paulo Eremita", "Santo Antão e o Sátiro", "São Jerónimo" e "Visão de Santo Antão", um conjunto designado por "série dos arcos" devido à arcaria que se rasga sobre um fundo azul e que corre a parte inferior de todas as tábuas. O "Retábulo do Mestre dos Arcos", nome pelo qual também é conhecido, não foi ainda objecto de um estudo aprofundado, com a excepção da contribuição de Luís Reis-Santos que atribuíu a autoria dos quadros a Gregório Lopes, o que, contudo, não deixa de levantar alguns problemas, uma vez que estas pinturas não se enquadram plenamente no estilo do pintor. Este quadro, tal como os restantes quatro painéis que compunham o conjunto da "série dos arcos", provêm do Convento de São Bento da Saúde, embora tudo indique que não seriam originários desta instituição beneditina, uma vez que apenas foi construída em 1598, ou seja, numa data posterior à feitura dos quadros.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits