Museum:
Museu Nacional de Arte Antiga
Title:
Aparição de Cristo à Virgem
Workshop:
Oficina do Convento do Espinheiro
Holder:
Madeira de carvalho
Measurments (cm):
height: 173; width: 129,5;
Description:
O tema central - a Aparição de Cristo à Virgem - surge representado no lado direito da composição, num interior abobadado que remete para a arquitectura do Renascimento Italiano. Contudo, quer pelos valores lumínicos e recurso a uma paleta colorida e quente, quer, sobretudo, por um certo arcaísmo recorrente na arte flamenga do século XVI, visível, por exemplo, na representação da figura humana, este quadro denota a origem flamenga de Frei Carlos e a influência que o gótico flamejante das escolas ganto-bruguenses exerceu na sua obra.
A Virgem - que está voltada para o centro do quadro onde surge a figura de Cristo ressuscitado envolto num amplo manto vermelho, ostentando na mão esquerda uma cruz processional e fazendo o sinal da benção com a mão direita - encontra-se ajoelhada junto de uma banqueta em cima da qual está um livro aberto. Ao fundo, enquadrados por uma arcaria, aparecem os justos saídos do limbo, destacando-se, em primeiro plano, Adão, Eva e Moisés.
O ano de 1529 inscrito numa cartela sustentada por um anjo colocado no topo de uma arquitrave, marca uma linha invisível que delimita o centro da composição e que separa os dois registos da cena: a acção que decorre no interior, e a que tem lugar no exterior. Aqui, as figuras dominantes são Santa Maria Madalena, que segura um frasco de bálsamo, Marta e Maria.
Incorporation:
Transferência - Convento do Espinheiro, Évora.