MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Friday, April 19, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional de Arte Antiga
Inventory number:
2 Pint
Supercategory:
Arte
Category:
Pintura
Title:
Aparição de Cristo à Virgem
Author:
Frei Carlos
Production Place:
Évora
Workshop:
Oficina do Convento do Espinheiro
Date / Period:
1529 A.D
Material:
Óleo
Holder:
Madeira de carvalho
Technique:
Pintura a óleo
Measurments (cm):
height: 173; width: 129,5;
Description:
O tema central - a Aparição de Cristo à Virgem - surge representado no lado direito da composição, num interior abobadado que remete para a arquitectura do Renascimento Italiano. Contudo, quer pelos valores lumínicos e recurso a uma paleta colorida e quente, quer, sobretudo, por um certo arcaísmo recorrente na arte flamenga do século XVI, visível, por exemplo, na representação da figura humana, este quadro denota a origem flamenga de Frei Carlos e a influência que o gótico flamejante das escolas ganto-bruguenses exerceu na sua obra. A Virgem - que está voltada para o centro do quadro onde surge a figura de Cristo ressuscitado envolto num amplo manto vermelho, ostentando na mão esquerda uma cruz processional e fazendo o sinal da benção com a mão direita - encontra-se ajoelhada junto de uma banqueta em cima da qual está um livro aberto. Ao fundo, enquadrados por uma arcaria, aparecem os justos saídos do limbo, destacando-se, em primeiro plano, Adão, Eva e Moisés. O ano de 1529 inscrito numa cartela sustentada por um anjo colocado no topo de uma arquitrave, marca uma linha invisível que delimita o centro da composição e que separa os dois registos da cena: a acção que decorre no interior, e a que tem lugar no exterior. Aqui, as figuras dominantes são Santa Maria Madalena, que segura um frasco de bálsamo, Marta e Maria.
Incorporation:
Transferência - Convento do Espinheiro, Évora.
Origin / History:
* Forma de Protecção: classificação; Nível de classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006 *

Bibliography

PORFÍRIO, José-Luís - Pintura Portuguesa Museu Nacional de Arte Antiga/Portuguese Painting National Musuem of Ancient Art. Lisboa: Quetzal Editores, 1991, pág. -

SERRÃO, Vítor - "Frei Carlos", in No Tempo das Feitorias. A Arte Portuguesa na Época dos Descobrimentos, Vol. II. Catálogo da exposição realizada no Museu Nacional de Arte Antiga entre Junho e Dezembro de 1992. Lisboa: Instituto Português de Museus, 1992, pág. -

FIGUEIREDO, José de - Metsys e Portugal. Separata de Mélanges Hulin de Loo. s.l.: s.e., 1931, pág. -

REIS-SANTOS, Luís - ¤Frei Carlos" in Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, vol. V. Lisboa: s/d, pág. -

COUTO, João - A pintura flamenga em Évora no século XVI. Variedade de estilos e de técnicas na obra atribuida a Frei Carlos. Évora: 1943, pág. -

MACHADO, Cyrillo Volkmar - Collecção de Memorias Relativas às Vidas dos Pintores, e Escultores, Architetos, e Gravadores Portuguezes, e dos Estrangeiros que estiverão em Portugal. Lisboa: Victorino Rodrigues da Silva, 1823, pág. -

RACZYNSKI, Conde Atanazy - Les arts en Portugal. Lettres. Paris: Jules Renouard, 1846, pág. -

FIGUEIREDO, José de - "Introdução a um Ensaio sobre a Pintura Quinhentista em Portugal", in Boletim de Arte e Arqueologia, Fasc. I. Lisboa: 1921, pág. -

MARKL, Dagoberto; PEREIRA, Fernando António Baptista - "A pintura num período de transição", in História da Arte em Portugal, Vol.VI - O Renascimento. Lisboa: Alfa, 1986, pág. -

JUSTI, Carl - "Die Portugiesische Malerei des XVI Jahrhunderts", in Miscellaneen aus drei Jahrhunderten Spanischen Kunstlebens, Tomo II. Berlin: Grotesche Verlagsbuchhandlung, 1908, pág. -

REIS-SANTOS, Luís - "Frei Carlos". Comunicação realizada no Instituto de Arqueologia. Publicada in A Voz. Lisboa: 05/06/1935, pág. -

COUTO, João - A Oficina de Frei Carlos. Lisboa: Realizações Artis, 1955, pág. -

FIGUEIREDO, José de - "Frey Carlos", in Lusitania, Vol. I. Lisboa: Bib. Nacional, 1924, pág. -

REIS-SANTOS, Luís - Frei Carlos. Lisboa: Livraria Bertrand, 1940, pág. -

BERTAUX, Émile - "La Rennaissance en Espagne et au Portugal", in Histoire de l'Art (dir. André Michel), Tomo IV. Paris: Armand Colin, 1911, pág. -

RACZYNSKI, Conde Atanazy - Dictionnaire Histórico-Artistique du Portugal pour faire à l'ouvrage ayant pour titre les arts en Portugal. Paris: Jules Renouard, 1847, pág. -

VASCONCELOS, Joaquim de - Arte Religiosa em Portugal. Porto: Emílio Briel & Ca. Editores, 1914, pág. -

ESPANCA, Túlio - "Notas sobre pintores em Évora nos séculos XVI e XVII", in Cidade de Évora, Nº 13-14. Évora: 1947, pág. -

REIS-SANTOS, Luís - "Pintura da Renascença", in Diário de Notícias. Lisboa: 25/12/1938, pág. -

ROUCHÈS, Gabriel - "La Rennaissance en Espgane et au Portugal", in L'Art des Origines à nos jours (dir. Léon Deshairs), Vol. I. Paris: Larousse, 1932, pág. -

RODRIGUES, Dalila - "Pintura: o ciclo Renascentista", in História da Arte Portuguesa (dir. Paulo Pereira), Vol. II. Lisboa: Círculo de Leitores, 1995, pág. -

MACHADO, Cirilo Volkmar - "Mais um brado a favor dos monumentos", in Panorama, Vol. III, Nº 94: 1839, pág. -

TEIXEIRA, José Carlos da Cruz - A Pintura Portuguesa do Renascimento. Lisboa: s.e., 1991, pág. -

CARVALHO, José Alberto Seabra - "Aparição de Cristo à Virgem", in Do Mundo Antigo aos Novos Mundos. Humanismo, Classicismo e Notícias dos Descobrimentos em Évora (1516-1624) (catálogo de exposição). Lisboa: CNCDP, 1998, pág. -

CORREIA, Vergílio - Pintores Portugueses nos séculos XV e XVI. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1928, pág. -

MALKIEL-JIRMOUNSKY, Myron - Pintura à sombra dos mosteiros. A pintura religiosa portuguesa nos séculos XV e XVI. Lisboa: Edições Ática, s.d., pág. -

FREIRE, Luciano - "Frey Carlos", in Terra Portuguêsa, Nº 35-36. Lisboa: Of. Anuário Comercial, 1922, pág. -

 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits