MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 20 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arte Antiga
N.º de Inventário:
1498 Pint
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Tríptico
Título:
Tentações de Santo Antão
Autor:
Jheronymus Bosch
Datação:
1505 d.C. - 1506 d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Madeira de carvalho
Técnica:
Pintura a óleo
Dimensões (cm):
altura: 131,5; largura: 119 (painel central), 53 (volantes);
Descrição:
Quando fechado, o tríptico das Tentações de Santo Antão apresenta nos volantes duas cenas da Paixão de Cristo: no volante esquerdo, a Prisão de Cristo com Judas e São Pedro em primeiro plano, no volante direito, Cristo a caminho do Calvário com Verónica ajoelhada a seus pés. No painel lateral esquerdo, a cena reporta-se a um primeiro momento das tentações do santo. Depois de transportado aos céus pelos demónios, ele é amparado por alguns companheiros - dois religiosos envergando os respectivos hábitos, e um leigo que veste panejamentos vermelho-escuro (e que já foi apontado como um auto-retrato do pintor). O grupo atravessa uma ponte de madeira sob a qual três monstros lêem uma carta e estão prestes a receber uma nova missiva que lhes é trazida por uma figura que patina sobre o gelo. À frente de Santo Antão e seus auxiliadores, um cortejo composto por três personagens dirige-se para uma construção cujo tecto e entrada são compostos pelo corpo de um homem ajoelhado, símbolo de um prostíbulo. O painel da direita ilustra uma das tentações a que Santo Antão se sujeitou. A figura que se destaca é a de uma jovem rainha diabólica que, banhando-se junto a um tronco de árvore oco e coberto por um amplo manto vermelho, tenta provocadoramente aliciar o santo para a sua morada, o palácio que se vislumbra em segundo plano. No painel principal, o centro visual de toda a composição é preenchido por um templo arruinado de forma cilíndrica e decorado por frisos alusivos ao Antigo Testamento (Entrega das Tábuas da Lei a Moisés; Adoração do Bezerro de Ouro; Regresso dos Enviados à Terra Prometida). Dentro desta arquitectura ergue-se um altar coberto por uma toalha branca e com um crucifixo, junto do qual se encontra Cristo fazendo o gesto da benção, o que tem paralelo imediato com a figura do santo que, ajoelhado no exterior, olha na direcção do espectador. Junto ao homem de chapéu alto negro, vestido de vermelho, vê-se parte da roda do Zodíaco com símbolos alusivos ao planeta Saturno. De todos os espaços, este é o único imune à presença do demónio e das forças do mal que, no exterior, se manifestam na água, na terra, no céu e no fogo, assumindo as formas mais diversas e fantásticas, e revelando-se, na sua larga maioria, como seres híbridos metade humanos e metade animais.
Incorporação:
Transferência - Palácio das Necessidades
Origem / Historial:
De acordo com a historiografia, o tríptico das Tentações de Santo Antão de Jheronymus Bosch, encontrado por D. Fernando II no Palácio das Necessidades, terá pertencido a Damião de Góis, o qual, durante a sua permanência na Flandres entre 1523 e 1545, adquiriu inúmeras obras de arte da autoria de artistas oriundos do Norte da Europa. Contudo, como salienta Dagoberto Markl no catálogo da exposição No Tempo das Feitorias, a referência feita pelo humanista português à obra de Bosch torna esta hipótese inviável, na medida em que no rol das obras pias que formavam a sua colecção - documento este que foi apresentado no tribunal da Inquisição -, Góis afirma ter comprado "hum painel da Tentação de S. Job e outro das tentações de Santo Antão que custarão perto de 200 cruzados pintados da mão do grande Jerónimo Bosque". Informa depois que ofereceu esta última pintura ao Núncio Apostólico João Ricci Montepulciano, bispo de Siponto, o que terá ocorrido entre 1545 e 1550. Assim sendo, é natural que o quadro tenha saído de Portugal. Acresce ainda que Damião de Góis era particularmente rigoroso na descrição das obras que possuía e, no dito rol, sempre que se refere a um tríptico descreve-o como "hum retavolo com portas". Porém, as Tentações de Santo Antão são descritas como "hum painel". * Forma de Protecção: classificação; Nível de classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006 *

Bibliografia

WILENSKI, R. H. - Hieronymus Bosch. London: Faber and Faber, 1953, pág. -

RODRIGUES, Dalila - "A Pintura do Período Manuelino", in História da Arte Portuguesa (dir. Paulo Pereira), Vol. III. Lisboa: Círculo de Leitores, 1995, pág. -

HEIJMANS, Maria - De verzoeking van sint Antonius het Lissabonse drieluik in het licht van de malleus maleficarum. s.l.: s.e., s.d., pág. -

SANTOS, Armando Vieira - "Subsídios para um estudo sobre o tríptico «Tentações de Santo Antão» do Museu de Lisboa", in Boletim do Museu Nacional de Arte Antiga, Vol. III, Nº 4. Lisboa: 1958, pág. -

FRAENGER, Wilhelm - "Das lied des Moses als Zentralmotiv der Lissaboner 'Versuchung des St Antonius' von Hieronymus Bosch", in Castrum Peregrini, Nº 58: 1963, pág. -

BAX, D. - Ontcijfering van Jeroen Bosch. s'Gravenhage: 1949, pág. -

SANTOS, Armando Vieira - "A propósito das Três Tentações de Santo Antão do Museu de Arte Antiga de Lisboa", in Lusíada, Vol. II, Nº 5. Lisboa: Julho 1954, pág. -

SANTOS, Armando Vieira - Obras-Primas da Pintura Estrangeira no Museu de Arte Antiga. Lisboa: Artis, 1965, pág. -

FRAENGER, Wilhelm - Hieronymus Bosch. Dresden: VEB Verlag der Kunst, 1975, pág. -

BEAUMONT, Maria Alice - "S. Jerónimo", in Observador, Nº 15. Lisboa: Agosto 1971, pág. -

BALDASS, Ludwig von - Hieronymus Bosch. Wien: Verlag Anton Schroll & Co., 1943, pág. -

SANTOS, Armando Vieira - Hieronymus Bosch. As Tentações de Santo Antão: variações sobre o tema da heresia. Lisboa: Estúdios Cor, 1952, pág. -

DE WAEGH, Marie-Léopoldine Lievens - "Les tentations de Saint Antoine de Jérome Bosch au Musée de Lisbonne: étapes de l'élaboration d'un chef-d'oeuvre", in Separata do Bulletin de l'Institut Royal du Patrimoine Artistique, Tomo XIV. Bruxelles: Institut Royal du Patrimoine, 1974, pág. -

BAX, D. - Hieronymus Bosch: his picture-writting deciphered. Rotterdam: A. A. Balhema, 1979, pág. -

PUYVELDE, Leo van - La peinture flamande au siècle de Bosch et Brueghel. Paris: Elsevier, 1962, pág. -

TOLNAY, Charles de - Hieronymus Bosch, 2 Vols.. London: Methuen & Co., 1966, pág. -

KOLDEWEIJ, Jos; Bernard Vermet and Barbera van Kooij - Hieronymus Boscg, New Insights into his life and work. Rotterdam: NAi Publishers/ludion, 2001, pág. -50-51

BOSCHÈRE, Jean - Jérome Bosch/Jean de Boschère. Bruxelles: Éditions du Cercle d'Art, 1947, pág. -

MARKL, Dagoberto; PEREIRA, Fernando António Baptista - "O Renascimento", in História da Arte em Portugal, Vol. VI. Lisboa: Alfa, 1986, pág. -

BANGO TORVISO, Isidro; MARÍAS, Fernando - Bosch: Realidad, Símbolo y Fantasia. Madrid: Silex, 1982, pág. -

DANIEL, Howard - Jheronimus Bosch. Paris: Éditions Hypérion, 1947, pág. -

MULAZZANI, Germano - Hieronymus Bosch. L'oeuvre complète. Frankfurt: 1979, pág. -

CINOTTI, M. - L'opera completa di Bosch. Milano: Rizzoli, 1966, pág. -

Arte e Música, catálogo de exposição. Lisboa: IPM, 1999, pág. -50-51

GUEVARA, Felipe - Bosch in perspective. New Jersey: Prentice Hall, 1973, pág. -

GOERTZ, Heinrich - Hieronymus Bosch. Hamburg: 1977, pág. -

BOSING, Walter - Jérome Bosch environ 1450-1516. Entre le ciel et l'enfer. Cologne: Benedikt Taschen, 1987, pág. -

DUPONT, Jacques - Le Ratable de Sainte Antoine du Musée National de Lisbonne. Bruxelles: Éditions de la Connaissance, 1937, pág. -

DUCHET-SUCHAUX, Gaston; PASTOUREAU, Michel - La Bible et les Saints. Guide iconographique.. Paris: Flammarion, 1990, pág. -

SCHUDER, Rosemarie - Hieronymus Bosch. Berlin: Union Verlag, 1975, pág. -

BAX, D. - Beschrijving en poging tot verklaring van het Tuin der onkuisheiddrieluik van Jeroen Bosch, gevolgd door kritiek op Fraenger. Amsterdam: 1956, pág. -

MARIJNISSEN, Roger; RUYFFELAERE, Peter - Hieronymus Bosch. The complete works. Anvers (Antuérpia): Mercatorfonds, 1987, pág. -

FRÈRE, Jean-Claude - Les primitifs flamands. Paris: Éditions Terrail, 1996, pág. -

SOUSA, Olívia Trigo de - "Relatório do exame radiográfico de um quadro de Bosch - "Tentações de Santo Antão", in Boletim do Museu Nacional de Arte Antiga, Vol. I. Lisboa: 1949, pág. -

FRIEDLANDER, Max Jacob - Geertgen tot Sint Jans et Hieronymus Bosch. Berlin: 1927, pág. -

PHILIP, Lotte Brand - Hieronymus Bosch. New York: Harry N. Adams, 1956, pág. -

CHASTEL, André - "La Tentation de saint Antoine ou le songe du mélancolique", in Gazette des Beaux-Arts, Nº 15: 1936, pág. -

BEKS, Maarten - Hieronymus Bosch. London: Grange Books PLC, 1994, pág. -

REUTERSWARD, Patrik - Hieronymus Bosch. Upsala: Rudolf Zeitler, 1970, pág. -

MARKL, Dagoberto - "A Melancolia do Quotidiano", in Revista do Jornal Expresso. Lisboa: 08/04/1995, pág. -

SANTOS, Armando Vieira - "Uma obra-prima de Jheronymus Bosch em Portugal", in Diário Popular. Lisboa: 28/02/1952, pág. -

FRAENGER, Wilhelm - Hieronymus Bosch. Das Tausendjahrige Reich. Grundzuge einer Auslegung. Coburg: 1947, pág. -

LEYMARIE, Jean - Jérome Bosch. Paris: Éditions Aimery Somogy, 1949, pág. -

AYMES, Clément A. Wertheim - Hieronymus Bosch: eine einfuhrung in seine geheime symbolik. Amsterdam: VH Van Ditmar, 1957, pág. -

ENGELENBURG, F. V. - "De schilderijenverzameling van Damian de Goes", in Oud Holland, Nº 19: 1901, pág. -

BUZZATI, Dino - L'opera completa di Bosch. Milano: Rizzoli Editore, 1966, pág. -

BRION, Marcel - Bosch. Paris: Librairie Plon, 1938, pág. -

BENESCH, Otto - Otto Benesch Collected Writings, Vol. II. London: Phaidon, 1971, pág. -

REIS-SANTOS, Luis - Obras-primas da Pintura Flamenga dos séculos XV e XVI em Portugal. Lisboa: 1953, pág. -

LASSAIGNE, Jacques - La peinture flamande de Jérôme Bosch a Rubens. Genéve: Albert Skira, 1958, pág. -

VORAGINE, Jacques de - La Légende Dorée. Paris: Flammarion, 1967, pág. -

PORFÍRIO, José Luís; TABUCCHI, Antonio - As Tentações. Um pintor, Hieronymus Bosch. Um escritor, Antonio Tabucchi. Lisboa: Quetzal Editores, 1989, pág. -

HAMMER-TUGENDTHAT, Daniela - Hieronymus Bosch. Une interprétation historique de ses principes de modelage. Munchen: s.e., 1981, pág. -

HOLLANDER, Hans - Hieronymus Bosch, Peintures du monde et oeuvre merveilleuse. Colónia: 1975, pág. -

DELEVOY, Robert - Bosch. Genéve: Éditions d'Art Albert Skira, 1960, pág. -

PAMPLONA, Fernando - "O Irracionalismo. Jerónimo Bosch e as correntes ultra-modernistas", in Diário da Manhã. Lisboa: 08/06/1952, pág. -

MEISLER, Stanley - The world of Bosch. Washington: Smithsonian, 1988, pág. -

KOLDEWEIJ, Jos; VANDENBROECK, Paul e VERMET, Bernard - Hieronymus Bosch. The Complete Paintings and Drawings. Rotterdam/Ghent/Amsterdam: Ludion e NAi Publishers, 2001, pág. -

BOCZKOWSKA, Anna - Hieronim Bosch. Warsow: Arkady, 1974, pág. -

FRANÇA, José-Augusto - Bosch ou o Visionário Integral. s.l.: Chaves Ferreira Publicações, 1994, pág. -

SCHOUTE, R. van - "Le dessin de peintre chez Jérôme Bosch. La Tentation de saint Antoine du Musée National d'Art Ancien de Lisbonne", in Ocidente, Nº 84. Lisboa: 1973, pág. -

LEITE, José Roberto Teixeira - Jheronimus Bosch. Rio de Janeiro: Ministério Educação e Cultura, 1958, pág. -

BUSSAGLI, Mario - Bosch, Art Dossier Nº 21. Firenze: Giunti, s.d., pág. -

MARKL, Dagoberto - "Jheronymus Bosch", in No Tempo das Feitorias. A Arte Portuguesa na Época dos Descobrimentos. Catálogo da exposição realiazada no Museu Nacional de Arte Antiga entre Junho e Dezembro de 1992. Lisboa: Instituto Português de Museus, 1992, pág. -

COMBE, Jacques - Jerôme Bosch. Paris: Éditions Pierre Tisné, 1957, pág. -

FRIEDLANDER, Max Jacob - Hieronymus Bosch. Den Hague (Haia): 1941, pág. -

LAFOND, Paul - Hieronymus Bosch: son art, son influence, ses disciples. Bruxelles: G. van Oest & Cie., 1914, pág. -

CHAILLEY, Jacques - Jérôme Bosch et ses symboles. Essais de décryptage. Bruxelles: Académie Royale de Belgique, 1978, pág. -

CHAILLEY, Jacques - "Jérome Bosch et le charlatan", Separata de Devins et Charlatans au temps de la Renaissance, Nº 4. Paris: Université Paris-Sorbonne, 1979, pág. -

TAKASHINA, Shuji - L'oeuvre complet de Jheronimus Bosch. Tokyo: Chuokoron-Sha, 1978, pág. -

MARKL, Dagoberto - "O tríptico das «Tentações de Santo Antão» de Jéronimo Bosch: um ensaio de interpretação", Separata de Ocidente, Nº 421. Lisboa: 1973, pág. -

SANTOS, Armando Vieira - "A actualidade da obra de Jheronymus Bosch", in Diário do Norte. Porto: 04/01/1952, pág. -

MARIJNISSEN, Roger - Hieronymus Bosch. Bruxelles: Arcade, 1972, pág. -

LINFERT, Carl - Hieronymus Bosch. London: Thames and Hudson, 1972, pág. -

PORFÍRIO, José Luís (Coord.) - O Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa. Lisboa/Milão: IPM/MNAA/Electa, 1994, pág. -

UNVERFERHT, Gerd - Hieronymus Bosch. L'accueil de son art au début du 16e siècle. Berlim: 1980, pág. -

BERGMAN, Madeleine - Hieronymus Bosch and alchemy: a study on St. Anthony triptych. Stockholm: Almqvist & Wihsell, 1979, pág. -

FRAENGER, Wilhelm - The millennium of Hieronymus Bosch: outlines of a new interpretation. London: Faber and Faber, 1952, pág. -

CUTTLER, Charles D. - "The Lisbon temptation of St. Anthony by Jerome Bosch", in The Art Bulletin, Vol. XXXIX, Nº 2: Junho 1957, pág. -

BERTRAM, Anthony - Hieronymus Bosch. London: The Studio Publications, 1950, pág. -

 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica