MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 25 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arte Antiga
N.º de Inventário:
1217 Esc
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Escultura
Denominação:
Virgem da Piedade
Título:
Virgem da Piedade
Local de Execução:
Portugal; Coimbra
Oficina / Fabricante:
Coimbra
Datação:
1540 d.C. - 1560 d.C.
Matéria:
Pedra (calcário)
Técnica:
Escultura de vulto a 3/4 com as costas escavadas. Vestígios de policromia.
Dimensões (cm):
altura: 102,5; largura: 78; profundidade: 50;
Descrição:
Grupo escultórico da Virgem da Piedade esculpido com as costas escavadas sem trabalho. Composição de estrutura piramidal. A Virgem, sedente, com o joelho esquerdo flectido, visível sob os panejamentos da veste, olha para o lado inferior direito. Retratada com os cabelos apartados ao meio, caindo soltos em madeixas encaracoladas sobre os ombros, rosto oval, de perfil personalizado, com nariz adunco, olhos amendoados, lábios finos e testa alta. Enverga vestido de decote redondo e carcela à frente, manto lançado sobre as costas, sem volume nos ombros, e a cair na parte inferior do conjunto em pregas planas, achatadas, escalonadas e requebradas nas bordas. Sobre o joelho direito da Virgem recai o peso do corpo de Cristo que a Virgem segura com a mão direita sob a cabeça e com a esquerda pelo braço. Cristo com os olhos cerrados, barbado, coroado de espinhos, está coberto por perisónio de pregas planas transversais com as pontas de franja. No costado esquerdo e nos pés são visíveis as chagas. Tem o braço esquerdo pendente e o direito na mão da Virgem. Ao centro, sob o corpo de Cristo, inscreve-se um cordão dourado de nós, com borla no remate. Policromia com vestígios de dourado, vermelho e carnações.
Incorporação:
Doação - Colecção Comandante Ernesto Vilhena (Herdeiros)
Origem / Historial:
Aproxima-se estilisticamente do trabalho do Túmulo de João da Silva (1559) no Mosteiro de São Marcos, Tentúgal.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica