Museu:
Museu Nacional de Arte Antiga
Local de Execução:
Portugal
Oficina / Fabricante:
do Norte
Técnica:
Baixo relevo. Dourado, estofado e policromado. Moldura entalhada e dourada.
Dimensões (cm):
altura: 127; largura: 169; profundidade: 12;
Descrição:
Painel rectangular esculpido em baixo relevo com a representação da Última Ceia, enquadrado por moldura entalhada e dourada de folhas e fitas. A composição organiza-se na horizontal, com três registos. O fundo, servindo de registo superior, abre-se em três arcos abatidos sobre pilastras a enquadrarem, nos dois laterais, duas aberturas de vergas rectas. O arco central enquadra Cristo nimbado e aureolado, de braço direito erguido e mão abençoando, ao centro da mesa, já no segundo registo. Neste registo intermédio agrupam-se as figuras dos Apóstolos a rodear Cristo: cinco do lado direito, dois sentados, de perfil, na parte posterior da mesa, e os outros três do lado anterior, apontando para o centro. Do lado esquerdo distribuem-se os restantes Apóstolos, um deitado sobre o peito de Cristo, quatro na parte de trás da mesa e dois sentados, do lado posterior. Judas, com o saco de moedas, tem aos pés a figura do demónio a tocar-lhe a perna. Sobre a mesa dispõem-se uma taça, dois pães, duas facas, um jarro e, ao centro, um prato com o cordeiro. Os Apóstolos envergam túnicas abotoadas e com golas sobre os mantos. Os cabelos e as barbas são trabalhados em caracóis largos e longos. Policromia com dominantes castanho, dourado, vermelho e negro.
Incorporação:
Transferência - Transferência (Conventos extintos). Braga, Convento dos Remédios (1).