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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu: Museu Nacional de Arte Antiga N.º de Inventário: 1827 Our Denominação: Centro de mesa Autores: Thomas Germain Francois Thomas Germain Datação: 1729 d.C. - 1731 d.C. Técnica: Prata fundida, cinzelada, repuxada, relevada e incisa Dimensões (cm): altura: Centro 72,8; largura: Prato 80,8; Centro 56,8; comprimento: Prato 1091; Centro 80,7; Descrição: Centro de mesa, em prata, composto por uma base oval com cercadura de lóbulos e de folhas de acanto ao estilo rocaille, assente sobre seis pés, quatro dos quais são constituidos por tartarugas surgindo das volutas de onde brotam folhagens que acompanham o bordo inferior da peça.
A base com decoração aberta em estrias e canais relevados, é inteiramente recoberta de uma natureza morta em prata, composta por uma grande variedade de espécies vegetais e de caça, que dois galgos em vulto parecem guardar; duas cartelas para escudos, vazias, emolduradas por trompas de caça e sobrepujadas por coroas ducais, rematam os extremos do eixo menor.
Ao centro, sobre um pedestal eleva-se uma urna cuja decoração de estrias e godrões é enriquecida por dois baixos-relvos representando "Meleagro vencedor do javali Calydon" e " Atlanta e Meleagro na caça".
Na tampa três cupidos servem de remate à peça. O primeiro sustenta um feixe de setas, o segundo uma coroa e o terceiro uma estrela.
Troncos de videira com cachos uva erguem-se, de cada lado da urna, servindo de suporte a seis braços de luz.
Sobre a base, uma coroa heráldica de duque em vulto apresenta no centro interior dois medalhões ovais (armas dos Duques de Aveiro) cobertos por prata.
Um prato de grandes proporções com o bordo emoldurado em amplas volutas, e o fundo simulando o movimento das ondas espiraladas, suporta a imponente composição. Incorporação: Transferência - Casa Real Portuguesa; Palácio das Necessidades
Origem / Historial: "... O impressionante surtout, integrado na baixela real portuguesa, o de maiores proporções que chegou até nós, pertenceu ao Duque de Aveiro, a quem foi confiscado para o Real Serviço de Sua Magestade, sendo mencionado no Inventário e Sequestro da Casa de Aveiro em 1759, com o nº 94. ... A peça apresenta, além dos punºoes de Thomas Germain de 1729-1731, a seguinte incrrição no bordo do prato: "FAIT PAR F.T. GERMAISN, SCULT. ORFRE. DU ROY AUX GALLERIES DU LOUVRE À PARIS 1757". François-Thomas assinou pois, uma vez mais, uma obra do seu pai, provavelmente, retida em armazém há vinte e seis anos, que talvez ele tivesse modificado e ampliado , o que explica o carácter pouco homogéneo do conjunto...." Leonor d'Orey in A Baixela da Coroa Portuguesa, Edições Inapa, 1990, pp. 70 - 71.
* Forma de Protecção: classificação;
Nível de classificação: interesse nacional;
Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas;
Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro;
Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006 *
Tipo | Descrição | Imagem | Marca | Maitre: (TG, um tosão) Thomas Germain; interior da base da peça central, centro e extremo.
Charge: (A coroado) Paris 1727-1732, bordo interior da tampa; reverso da alma da urna; interior da base da peça central.
Maison Commune: (N coroado) Paris 1729-32, interior da base da peça central; (O coroado) Paris 1730-31, reverso da alma da urna, bordo interior da tampa, interior da base da peça central. | | Marca | Maison Commune: (N coroado) Paris 1729-32, interior da base da peça central.
(O coroado) Paris 1730-31, reverso da alma da urna, bordo interior da tampa, interior da base da peça central. | | Inscrição | FAIT PAR F.T. GERMAIN SCUPT ORFRE DU ROY AUX GALLERIES DU LOUVRE A PARIS 1757; gravadas na voluta da base da peça central e rebordo do prato. | | |
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