|
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu: Museu Nacional de Arte Antiga Denominação: Baptismo de Cristo Centro de Fabrico: Bruxelas Oficina / Fabricante: Bruxelas Datação: 1500 d.C. - 1520 d.C. Matéria: Seda , lã e linho Dimensões (cm): altura: 260; largura: 170; Descrição: Tapeçaria representando em primeiro plano Jesus Cristo recebendo o Baptismo das mãos de São João Baptista; um anjo de grandes dimensões preenche todo o lado esquerdo da cena. No cimo ao centro a figura do Padre Eterno, em busto, coroado com tiara, abençoando com a mão direita e segurando orbe na mão esquerda.
A posição do braço esquerdo de Cristo foi modificada provavelmente devido a imposições da Contra Reforma.
A cercadura estreita desenvolve-se em rectângulos, de fundo azul escuro, contendo dois ramos com flores que se repetem alternadamente. Constitui o remate típico das oficinas de Bruxelas nesta época.
A tapeçaria segue de perto a pintura flamenga do século XV com o mesmo tema. José de Figueiredo, no Guia de Portugal, defendeu que ela teria sido tecida «segundo o quadro de Van der Weyden». Maria José de Mendonça questiona esta atribuição. Incorporação: Transferência - Convento da Madre de Deus
Origem / Historial: (...)«O inventário de Convento de 1860 descreve-nos a existência na Madre de Deus de importantes conjuntos de paramentos bordados tendo, em 1934, quase três dezenas de peças transitado para o Museu Nacional de Arte Antiga. Destacam-se, entre eles, duas obras preciosas: uma tapeçaria e um frontal de altar.
A tapeçaria representa o 'Baptismo de Cristo' e foi tecida na Flandres no primeiro quartel do século XVI. A sua composição sofreu uma alteração significativa relativamente ao braço esquerdo de Jesus Cristo, possivelmente para dar resposta à necessidade de actualizar a iconografia de tão valiosa obra,adequando-a aos cânones afirmados após o Concílio de Trento. Esta tapeçaria foi muito provavelmente mais uma oferta da fundadora e reflecte, tal como os conjuntos de pintura, a enorme qualidade e riqueza das colecções do convento da Madre de Deus, que eram sobretudo oriundas dos grandes centros da criação artística europeia do século XVI, a Itália e a Flandres.»
Nuno Vassalo in 'A igreja do Convento da Madre de Deus' p. 101 (ver Bibliografia)
Histórico de Localização:
Exposição: Pintura Europeia, sala 62 (21.nov.2023) - por motivos de reorganização das salas de pintura aquando da exposição temporária do mnaa "A Pintura espanhola nas coleções portugueses" (dez.2023).
Exposição: Pintura Europeia, sala 64 (abril.2010).
Reserva: 2006.
Exposição: 1995.
* Forma de Protecção: classificação;
Nível de classificação: interesse nacional;
Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas;
Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro;
Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006 *
Bibliografia | MENDONÇA, M. José de - «Conservação das Tapeçarias do Estado» in Boletim dos Museus Nacionais de Arte Antiga. Lisboa: MNAA, 1942, pág. - | FIGUEIREDO, José de - "Museu de Arte Antiga",in Guia de Portugal, vol. I, Lisboa e Arredores, Apresentação e notas de Sant'Anna Dionísio. Lisboa: Biblioteca Nacional de Lisboa, 1924, pág. 373 | Catálogo Guia M.N.A.A.. Lisboa: 1938, pág. 59 | Catálogo Ilustrado da Exposição Retrospectiva de Arte Ornamental. Lisboa: 1882, pág. 79 | PEREIRA, Teresa Pacheco - "Baptismo de Cristo" in Cristo Fonte de Esperança. Exposição do Grande Jubileu do Ano 2000. Porto: Diocese do Porto, 2000, pág. - | PEREIRA, Teresa Pacheco - Baptismo de Cristo, in Die Grossen Sammlungen, VIII, Museu Nacional de Arte Antiga. Lissabon. Bonn: Kunst-und Ausstellungshalle der Bundesrepublik Deutschland, 1999, pág. - | O Museu Nacional de Arte Antiga. Lisboa: IPM/Electa, 1994, pág. 77 | MENDONÇA, Maria José de - Inventário de Tapeçarias Existentes em Museus e Palácios Nacionais. Lisboa: I.P.P.C., 1983, pág. - | Casa Perfeitíssima. 500 anos da Fundação do Mosteiro da Madre de Deus. 1509 - 2009, Catálogo de exposição, IMC, Lisboa, 2009, pág. 208,209 | |
|
|