MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 18 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves
N.º de Inventário:
CMAG 859
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Título:
A Aguadeira
Datação:
XIX d.C. - XIX
Suporte:
Tela.
Técnica:
Óleo.
Dimensões (cm):
altura: 51; largura: 37.8;
Descrição:
Retrato representando uma aguadeira. Está executado em óleo sobre tela. Apresenta-se de perfil, parecendo, se encontrar junto a um bosque, com uma bacia de água, sentada no chão sobre as suas pernas. Tem um lenço beije que lhe cobre a cabeça e a nuca, e deixa entrever alguns cabelos na parte frontal. Enverga xaile traçado pelo ombro esquerdo em tons acastanhados, camisa branca e saia num tom esverdeado. No seu regaço segura um cântaro de barro, típico das aguadeiras aqui representado, cromaticamente por uma mancha acastanhada um pouco indefinida. Os tons variam entre os castanhos-claros e escuros, vermelho acastanhado, e tons verdes. É visível uma luz que vive do cromatismo de alternância entre o claro/escuro dos brancos da camisa e lenço, e térreos da bilha, saia e xaile, colocado na diagonal.
Incorporação:
Legado - Por testamento de 31/07/1964
Origem / Historial:
Adquirida em 10/12/1948 à viúva Balsemão, Rua Castilho, nº16, por 3.000$00 (três mil escudos) juntamente com uma outra obra da colecção (CMAG, SIC 416) que custou 5.000$00 (cinco mil escudos). A compra foi tratada com a filha Lucinda, a princípio as vendedoras pediam um valor bastante mais elevado pelas obras. Poder-se-á tratar do quadro mencionado com o número 84 no "Catálogo das obras de Miguel Angelo Lupi expostas na Escola de Bellas Artes de Lisboa - Junho a Julho de 1883", segundo escreve o Dr.Anastácio Gonçalves nas suas notas. Desta forma, conclui, seria um estudo para o quadro que ficou incompleto, "A Aguadeira, costume de Coimbra". Em 1965, as Finanças atribuiram-lhe o valor de 10.000$00 (dez mil escudos). Informação Inventário Dr. Anastácio Gonçalves: "Quadro a óleo sobre cartão assinado "Condeixa 1887". Mede 21x14 e está posto no sentido da largura. Representa uma paisagem c/ uma cancela e uma mulher c/ bilha no braço, como que indo para a fonte. Adquirido no leilão Sotto-Mayor em 11/11/1933 por Esc 165$00 mais 10% por intermédio do Sr. Cassio. Tinha um chanfro na parte superior, o qual foi preenchido e disfarçado pelo pintor Frederico Ayres. que também limpou o quadro, tudo obsequiosamente. Foi pelo Sr Cassio metido em nova moldura, aproveitando uma moldura antiga existente cá em casa. O pintor Frederico Ayres fez uma cópia reduzida de 3 para 1, cópia que é propriedade do Sr. Cassio. Vendido em 17/1/1936 por intermédio do Sr. Tendeiro por Esc. 550$00 dos quais Esc 475$00 foram para mim. Lucro Esc 293$50" .
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica