MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
domingo, 20 de agosto de 2017    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves
N.º de Inventário:
CMAG 912
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Título:
Recordações de viagens. Rua
Datação:
1877 d.C. - 1878 d.C. - XIX
Matéria:
óleo
Suporte:
madeira
Dimensões (cm):
altura: 20; largura: 13;
Descrição:
Representação de uma rua com casario alto e uma mulher passeando. Uma das casas tem uma grande sacada, do lado esquerdo, e outra um alpendre.
Incorporação:
Legado - Por testamento de 31/07/1964
Origem / Historial:
Adquirido em Janeiro de 1942, ao senhor Coimbra de Gaia num conjunto de quatro quadros com o valor total de 700$00 (setecentos escudos). Atribuiu-se-lhe o valor de 150$00 (cento e cinquenta escudos). Na moldura está colado um papel onde se lê :"Exposição de homenagem ao Mestre Marques de Oliveira - Salão Nobre do Ateneu Comercial do Porto - Abril 1929 - Quadro nº161". No catálogo desta exposição as obras estão referenciadas como pertencendo ao Dr.Jacinto Maglhães. O Dr.Anastácio Gonçalves refere que uma das filhas deste senhor era casada com o Conde da Foz, o que explica que os quadros tenham sido entregues ao vendedor, senhor Coimbra, pelo próprio Conde. Em 1965, as Finanças atribuiram-lhe o valor de 4.000$00 (quatro mil escudos).
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica