MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 8 de dezembro de 2022    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves
N.º de Inventário:
CMAG 911
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Título:
Recordações de viagens. Os barcos
Datação:
1877 d.C. - 1878 d.C. - XIX
Matéria:
óleo
Suporte:
madeira
Dimensões (cm):
altura: 20; largura: 13;
Descrição:
Composição com três barcos à vela num pequeno porto. Interessante execução dos reflexos da luz nas àguas paradas. Utilizado um cromatismo vivo com uma luminosidade expressiva.
Incorporação:
Legado - Por testamento de 31/07/1964
Origem / Historial:
Adquirida em Janeiro de 1942, ao senhor Coimbra, de Gaia, num conjunto com mais três obras pela quantia total de 700$00 (setecentos escudos). Atribui-se-lhe o valor de 220$00 (duzentos e vinte escudos). Vinha metida em "moldura ordinária", pintada de preto. Na moldura tem colado um papel onde se lê: "Exposição de Homenagem ao Mestre Marques de Oliveira - Salão Nobre do Ateneu Comercial do Porto - Abril de 1929 - Quadro nº161". No catálogo desta exposição os quadros estão efectivamente como pertença do Dr.Jacinto Magalhães. O Dr.Anastácio Gonçalves refere que uma das filhas deste senhor era casada com o Conde da Foz, o que explica que esta obra tenha sido dada ao vendedor, o senhor Coimbra, pelo próprio Conde. Em 1965, as Finanças atribuiram-lhe o valor de 4.000$00 (quatro mil escudos).
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica