MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quarta-feira, 20 de outubro de 2021    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves
N.º de Inventário:
CMAG 970
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Título:
O púlpito de S. João (Igreja de S. João Baptista de Tomar)
Datação:
1887 d.C.
Matéria:
Pau santo (moldura) com filete dourado.
Suporte:
Madeira
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 50; largura: 35;
Descrição:
Composição representando o púlpito da Igreja de S. João Baptista de Tomar. Ao fundo, no lado esquerdo, estão duas figuras em oração, uma em pé e outra sentada. A obra apresenta uma equilibrada compreensão da estruturação do espaço no jogo cromático e lumínico da volumetria arquitectónica.
Incorporação:
Legado - Por testamento de 31/07/1964
Origem / Historial:
Adquirida à viúva de Eduardo Brazão, num conjunto de quatro obras (permaneceram até hoje na colecção três delas: CMAG, SIC 316; CMAG, SIC 317; CMAG, SIC 318). Custou 500$00 (quinhentos escudos). Metida em moldura de pau santo com filete dourado. Em Dezembro de 1932, foi metida numa moldura que pertenceu a um dos quadros de Silva Porto, depois de ter sido beneficiada com folhagem dourada, em relevo sobre fundo vermelho (sangue de boi). Segundo informação do Dr.Anastácio Gonçalves, a moldura teve que se sacrificar um pouco da altura do visto do quadro. A nova moldura custou 15$00 (quinze escudos). A moldura inicial deste quadro foi colocada numa outra obra (CMAG, SIC 319). Em 1965, as Finanças atribuiram-lhe o valor de 5.000$00 (cinco mil escudos).
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica