MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quarta-feira, 20 de outubro de 2021    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves
N.º de Inventário:
CMAG 960
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Título:
Frade franciscano
Datação:
1894 d.C. - XIX
Matéria:
Aguarela.
Suporte:
Papel.
Dimensões (cm):
altura: 46; largura: 25;
Descrição:
Retrato em aguarela sobre papel de um Frade Franciscano, São Francisco de Assis, recebendo os estigmas nas mãos abertas. Apresenta a cabeça tonsurada, levemente voltada para o alto, ostentando uma grande barba branca e bigode. Figura de corpo inteiro, de frente, envergando hábito de franciscano castanho, com grande capuz. O hábito está preso por um cordão em beije, um pouco acima da cintura, com três nós, que representa a pobreza, castidade e obediência. A túnica tem pregas ao alto até aos pés, descalços. Os braços descaídos ao longo do corpo com as palmas das mãos voltados também para cima, exibindo os estigmas ou feridas de Jesus Cristo. Está assinado no lado esquerdo ao centro, está assinado “A. Ramalho ”, 1894.
Incorporação:
Legado - Por testamento de 31/07/1964
Origem / Historial:
Adquirida a Adriano Costa na casa de Antiguidades em 14/04/1932 por 600$00 (seiscentos escudos). Posteriormente limpa e emoldurada pelo senhor Cassio. Aproveitou-se a moldura antiga de uma outra obra da colecção (CMAG, SIC 318). A aguarela ficou colocada sobre cartão cinzento-azulado. Em 1965, as Finanças atribuiram-lhe o valor 5.000$00 (cinco mil escudos).
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica