MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
domingo, 21 de julho de 2019    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves
N.º de Inventário:
CMAG 959
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Título:
Senhora de preto
Datação:
1884 d.C. - XIX
Matéria:
óleo
Suporte:
tela
Dimensões (cm):
altura: 50.5; largura: 40.5;
Descrição:
Retrato de uma senhora, a meio corpo, que olha de frente com um sorriso no rosto. O corpo está virado sobre o lado esquerdo, a cabeça gira sobre o ombro e olha o pintor. A figura tem uma atitude extremamente confiante e atraente, vestida de negro com um grande chapéu na cabeça. O conjunto é extremamente apelativo e a uniformidade tonal existente entre a figura e o fundo realça a mancha luminosa do rosto onde se concentra a atenção do olhar e a força expressiva da composição.
Incorporação:
Legado - Por testamento de 31/07/1964
Origem / Historial:
Obra adquirida por compra à viúva de Eduardo Brazão, com mais três, em 10/02/1932 (numa 4ª feira de cinzas), por 500$00 (quinhentos escudos). Metida em moldura dourada, "modesta". Em Junho de 1934 o Dr.Anastácio Gonçalves mandou fazer nova moldura larga de 12 cm, por 82$00 (oitenta e dois escudos), com a mancha reduzida a 49 X 41 cm. Em 1965, as Finanças atribuiram-lhe o valor de 15.000$00 (quinze mil escudos).
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica