MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
segunda-feira, 27 de março de 2017    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves
N.º de Inventário:
CMAG 893
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Título:
Raparigas do Paço do Lumiar
Datação:
1881 d.C. - 1893 d.C. - XIX
Matéria:
óleo
Suporte:
tela
Dimensões (cm):
altura: 53.5; largura: 37;
Descrição:
Pequeno retrato de corpo inteiro de duas jovens vestidas à saloia, com saia comprida, casaquinha e lanço vermelho na cabeça. A do lado esquerdo parece mais velha que a do direito sendo um pouco mais alta. Seguram no braço um cesto de verga.
Incorporação:
Legado - Por testamento de 31/07/1964
Origem / Historial:
Esta obra pertencia à viúva do filho de Silva Porto, António. O Dr.Anastácio Gonçalves adquiriu-a, na liquidação da herança desta, a uma neta do pintor Silva Porto e co-herdeiros em 4/01/1965. Foi atribuído o valor de 3.000$00 (três mil escudos). Metida em moldura de baguette, bem conservada. Por indicação do Dr.Anastácio Gonçalves, o filho do artista, Carlos Alberto Silva Porto, escreveu no verso do quadro:"Este es(tudo) de raparigas do Paço do Lumiar foi pintado por meu Pai, o artista António Carvalho da Silva Porto e desde a sua morte até hoje tem sido conservado pela família.a)Carlos Alberto da Silva Porto. 4 de Janeiro de 1965". O Dr.Anastácio Gonçalves mandou reduzir o tamanho da obra uma vez que "as figuras estão muito deslocadas para o canto inferior esquerdo e grande parte da tela está em branco" passando esta a medir 53 X 37 cm. A redução da tela e a sua limpeza custaram 200$00 (duzentos escudos). A redução da moldura às novas dimensões custou 12$50 (doze escudos e cinquenta centavos). Em 1965, as Finanças atribuiram-lhe o valor de 20.000$00 (vinte mil escudos).
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica