MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
domingo, 20 de agosto de 2017    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves
N.º de Inventário:
CMAG 893
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Título:
Raparigas do Paço do Lumiar
Datação:
1881 d.C. - 1893 d.C. - XIX
Matéria:
óleo
Suporte:
tela
Dimensões (cm):
altura: 53.5; largura: 37;
Descrição:
Pequeno retrato de corpo inteiro de duas jovens vestidas à saloia, com saia comprida, casaquinha e lanço vermelho na cabeça. A do lado esquerdo parece mais velha que a do direito sendo um pouco mais alta. Seguram no braço um cesto de verga.
Incorporação:
Legado - Por testamento de 31/07/1964
Origem / Historial:
Esta obra pertencia à viúva do filho de Silva Porto, António. O Dr.Anastácio Gonçalves adquiriu-a, na liquidação da herança desta, a uma neta do pintor Silva Porto e co-herdeiros em 4/01/1965. Foi atribuído o valor de 3.000$00 (três mil escudos). Metida em moldura de baguette, bem conservada. Por indicação do Dr.Anastácio Gonçalves, o filho do artista, Carlos Alberto Silva Porto, escreveu no verso do quadro:"Este es(tudo) de raparigas do Paço do Lumiar foi pintado por meu Pai, o artista António Carvalho da Silva Porto e desde a sua morte até hoje tem sido conservado pela família.a)Carlos Alberto da Silva Porto. 4 de Janeiro de 1965". O Dr.Anastácio Gonçalves mandou reduzir o tamanho da obra uma vez que "as figuras estão muito deslocadas para o canto inferior esquerdo e grande parte da tela está em branco" passando esta a medir 53 X 37 cm. A redução da tela e a sua limpeza custaram 200$00 (duzentos escudos). A redução da moldura às novas dimensões custou 12$50 (doze escudos e cinquenta centavos). Em 1965, as Finanças atribuiram-lhe o valor de 20.000$00 (vinte mil escudos).
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica