MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 19 de outubro de 2017    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves
N.º de Inventário:
CMAG 902
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Título:
Cancela, Serreleis (Minho)
Datação:
1891 d.C. - XIX
Matéria:
óleo
Suporte:
madeira
Dimensões (cm):
altura: 20.7; largura: 30.8;
Descrição:
Cena campestre representando o quotidiano desta povoação minhota. Uma aguadeira, sobre o lado esquerdo da composição com uma bilha à cabeça, trajando saia comprida, cinta vermelha, camisa branca, colete preto e lenço vermelho à cabeça, caminha na direcção do observador. Por detrás da mulher, ao centro, a imagem do título, uma cancela vermelha que se destaca, cromaticamente, das tonalidades ocre utilizadas no muro e do verde do arvoredo e latadas representadas ao fundo.
Incorporação:
Legado - Por testamento de 31/07/1964
Origem / Historial:
Comprada em 4/05/1953 a Rachel Sabat por 3.000$00 (três mil escudos). Segundo informações das notas do Dr.Anastácio Gonçalves, há muitos meses que a proprietária a tinha para venda pedindo inicialmente 12,000$00 (doze mil escudos) pela obra. Também esteve no Tendeiro para venda. Metida em moldura de baguette, da época, em cujo reverso está escrito a tinta. "Cancella - 1891 - Exposição". Em 8/12/1954, Carlos Silva Porto acrescentou:"Cancella - Serreleis, Minho - Catálogo Junho 1894. Pertence a Francisco Carlos Ferreira das Neves". Em 1965, as Finanças atribuiram-lhe o valor de 8.000$00 (oito mil escudos)
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica