MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
domingo, 20 de agosto de 2017    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves
N.º de Inventário:
CMAG 902
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Título:
Cancela, Serreleis (Minho)
Datação:
1891 d.C. - XIX
Matéria:
óleo
Suporte:
madeira
Dimensões (cm):
altura: 20.7; largura: 30.8;
Descrição:
Cena campestre representando o quotidiano desta povoação minhota. Uma aguadeira, sobre o lado esquerdo da composição com uma bilha à cabeça, trajando saia comprida, cinta vermelha, camisa branca, colete preto e lenço vermelho à cabeça, caminha na direcção do observador. Por detrás da mulher, ao centro, a imagem do título, uma cancela vermelha que se destaca, cromaticamente, das tonalidades ocre utilizadas no muro e do verde do arvoredo e latadas representadas ao fundo.
Incorporação:
Legado - Por testamento de 31/07/1964
Origem / Historial:
Comprada em 4/05/1953 a Rachel Sabat por 3.000$00 (três mil escudos). Segundo informações das notas do Dr.Anastácio Gonçalves, há muitos meses que a proprietária a tinha para venda pedindo inicialmente 12,000$00 (doze mil escudos) pela obra. Também esteve no Tendeiro para venda. Metida em moldura de baguette, da época, em cujo reverso está escrito a tinta. "Cancella - 1891 - Exposição". Em 8/12/1954, Carlos Silva Porto acrescentou:"Cancella - Serreleis, Minho - Catálogo Junho 1894. Pertence a Francisco Carlos Ferreira das Neves". Em 1965, as Finanças atribuiram-lhe o valor de 8.000$00 (oito mil escudos)
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica