MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 25 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves
N.º de Inventário:
CMAG 869
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Título:
A Infanta Margarida (cópia de óleo de Velásquez)
Datação:
1874 d.C. - XIX (1874?)
Matéria:
Óleo.
Suporte:
Tela.
Dimensões (cm):
altura: 44; largura: 36;
Descrição:
Composição em óleo sobre tela da Infanta Margarida criança com quatro anos, representada em busto e retratada a três quartos, virada levemente para o seu lado direito (Cópia do óleo de Velasquez) O rosto largo e testa não muito alta, cabelo comprido e louro, caído pelos ombros, está penteado com risca ao seu lado direito e apanhado com um laço laranja. Enverga um vestido barroco luxuoso que reflete a moda da corte de Madrid, durante a segunda metade do século XVII. O vestido com mangas, exibe um medalhão ao centro colocado sobre uma fita alaranjada e tem aplicações de renda. Ao pescoço tem um fio e uma medalha em ouro. Esta cópia, em formato reduzido, de uma obra de Diego Velasquez intitulada "Retrato da Infanta Margarida com 4 anos" (70 X 59 cm, Museu do Louvre) realizada durante o período de aprendizagem parisiense. Silva Porto ao reduzir as dimensões da tela cortou a figura logo abaixo do busto não representando a zona das mãos da figura existentes no original, mas aproxima-se do traço conceptual do pintor espanhol.
Incorporação:
Legado - Por testamento de 31/07/1964
Origem / Historial:
Obra comprada em 4/01/1965 à neta e co-herdeiros de Silva Porto. Pertencera a seu filho, António, (e viúva) e foi na liquidação da herança que o Dr. Anastácio Gonçalves comprou este quadro, com mais três do mesmo autor. Por indicação do Dr. Anastácio Gonçalves o filho de Silva Porto ainda vivo, Carlos Alberto, escreveu na grade o seguinte: "Esta cópia do quadro "A Infanta Margarida" de Velasquez foi pintada por meu pai, o artista António Carvalho da Silva Porto, e desde a sua morte até hoje conservada na posse da família. a)Carlos Alberto da Silva Porto, 4 de Janeiro 1965". A obra estava muito estragada quando foi adquirida pelo novo proprietário faltando-lhe tinta e a necessitar de ser entretelada. O restauro (entretelar e restaurar a pintura) e a moldura custaram 800$00 (oitocentos escudos). O transporte da peça 25$00 (vinte e cinco escudos). Em 1965 as Finanças atribuiram-lhe o valor de 10.000$00 (dez mil escudos).
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica