MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 19 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves
N.º de Inventário:
CMAG 873
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Título:
Rua de Barbizon
Datação:
1874 d.C. - 1879 d.C. - XIX
Matéria:
Óleo.
Suporte:
Cartão fino.
Técnica:
Óleo sobre cartão fino.
Dimensões (cm):
altura: 19; largura: 13;
Descrição:
Composição em óleo sobre cartão fino, representando uma cena urbana de exterior, de uma rua de Barbizon, com figuras, uma igreja e diversas árvores. Esta pintura exibe uma pincelada rápida, espessa e luminosa onde podemos observar um caminho largo que conduz à igreja, situada precisamente no centro, representada por uma mancha branca. Na rua, num plano mais próximo vêem-se sobre o lado esquerdo duas figuras femininas, de cores ténues. No lado oposto, fechando visualmente a composição impõe-se diversas árvores de grande porte com diferentes tonalidades de verde, acentuando a profundidade da cena. Junto à igreja várias pontuações, muito subtis, de negro sugerem mais figuras humanas e uma carroça. O céu apresenta um tom azul-cinza com extensas manchas de branco à semelhança de outras obras de Silva Porto realizadas neste período. É uma composição bastante luminosa que se estrutura pela espontaneidade da pincelada, e um pretexto para articulação entre os elementos naturais do frondoso arvoredo manchado, cromaticamente com diversas maturações de tons verdes e acastanhados e as pontuações mais escuras das figuras representadas no eixo central da composição que conduz à fachada, a branco, colocada ao fundo. Neste trabalho de Silva Porto a presença humana é quase banida, enquanto a representação objetiva da natureza mostra-nos um profundo interesse em efeitos de luz.
Incorporação:
Legado - Por testamento de 31/07/1964
Origem / Historial:
Comprada ao Senhor Carlos Aberto da Silva Porto, em 4/01/1965, por 5.000$00 (cinco mil escudos). Anteriormente tinha sido propriedade de Artur Torres Pereira (membro da família da mulher de Silva Porto) como comprova o nome escrito na tábua que protege posteriormente a obra. Metida em moldura de cor natural da madeira com um friso dourado. Em 1965, as Finanças atribuiram-lhe o valor de 10.000$00 (dez mil escudos).

Título

Local

Data Início

Encerramento

N.º Catálogo

Silva Porto,1850-1893. Exposição comemorativa do centenário da sua morte

Porto, Museu Nacional de Soares dos Reis

1993

Pintura Portuguesa da Colecção Anastácio Gonçalves

Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian

1979

Trabalhos de Silva Porto expostos na Escola de Belas Artes de Lisboa

Lisboa, Escola de Belas-Artes

1894-06

 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica