MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 19 de outubro de 2017    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves
N.º de Inventário:
CMAG 873
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Título:
Rua de Barbizon
Datação:
1874 d.C. - 1879 d.C. - XIX
Matéria:
óleo
Suporte:
cartão fino
Dimensões (cm):
altura: 19; largura: 13;
Descrição:
Cena urbana de exterior com figuras, uma igreja e diversas árvores. Composição com uma pincelada rápida, espessa e luminosa representando um caminho largo que conduz à igreja, situada precisamente no centro, representada por uma mancha branca. Na rua, num plano mais próximo vêem-se sobre o lado esquerdo duas figuras femininas, de cores ténues. No lado oposto, fechando visualmente a composição impõem-se diversas árvores de grande porte com diferentes tonalidades de verde, acentuando a profundidade da cena. Junto à igreja várias pontuações, muito subtis, de negro sugerem mais figuras humanas e uma carroça. O céu apresenta um tom azul-cinza com extensas manchas de branco à semelhança de outras obras de Silva Porto realizadas neste mesmo período. É uma composição bastante luminosa que se estrutura pela espontaneidade da pincelada.
Incorporação:
Legado - Por testamento de 31/07/1964
Origem / Historial:
Comprada ao Senhor Carlos Aberto da Silva Porto, em 4/01/1965, por 5.000$00 (cinco mil escudos). Anteriormente tinha sido propriedade de Artur Torres Pereira (membro da família da mulher de Silva Porto) como comprova o nome escrito na tábua que protege posteriormente a obra. Metida em moldura de cor natural da madeira com um friso dourado. Em 1965, as Finanças atribuiram-lhe o valor de 10.000$00 (dez mil escudos).
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica