MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
domingo, 28 de fevereiro de 2021    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves
N.º de Inventário:
CMAG 877
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Título:
Nú (Itália)
Datação:
1877 d.C. - XIX
Matéria:
Óleo.
Suporte:
Tela.
Técnica:
Óleo sobre tela.
Dimensões (cm):
altura: 47; largura: 99.5;
Descrição:
Jovem deitada de lado, de frente para o observador, perna direita ligeiramente flectida e braço esquerdo servindo de apoio à cabeça enquanto que o outro se esconde, dobrado, por detrás da cabeça. No 1º plano, estão representados alguns tecidos e uma ventarola. A figura olha de lado, com ar melancólico e ausente. A linha sinuosa desenhada pelo corpo da jovem evidencia-se, por contraste, dos tons quentes de vermelho e ocre utilizados na representação do tapete onde se deita.
Incorporação:
Legado - Por testamento de 31/07/1964
Origem / Historial:
A obra pertencia à herança de Jayme Verde, cujo nome está escrito na grade. Comprado a Nascimento que o tinha para leilão com todo o espólio de Jayme Verde em 19/11/1945 por 2.500$00 (dois mil e quinhentos escudos) mais 250$00 (duzentos e cinquenta escudos). A moldura de baguette em que vinha metido no acto da compra estava muito estragada. Teve nova moldura que custou 50$00 (cinquenta escudos). Em 1965, as Finanças atribuiram-lhe o valor de 50.000$00 (cinquenta mil escudos).
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica