MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 29 de março de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves
N.º de Inventário:
CMAG 31
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Cerâmica
Denominação:
Prato
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Província de Jiangxi, China
Centro de Fabrico:
Fornos de Jingdezhen
Datação:
XVI d.C. - XVII d.C. - Dinastia Ming, periodo de Wanli (1573-1620)
Matéria:
Porcelana branca decorada a azul cobalto sob o vidrado.
Técnica:
Azul cobalto aplicado com pincel sobre a porcelana crua revestida em seguida de vidrado.
Dimensões (cm):
altura: 7,5; diâmetro: 36,1; 35,5; 21 (base);
Descrição:
Prato fundo e circular, de parede arredondada, bordo recortado em chavetas interligadas e pequeno pé inclinado para o interior, executado em porcelana branca e fina, revestida de vidrado muito brilhante e levemente azulado, à excepçao da extremidade do pé, que tomou uma cor alaranjada em contacto com a atmosfera do forno. A decoração, com desenho cuidadosamente executado, é de um tom azul, suave, matizado de traços e pontos mais escuros. Na frente, o fundo, delimitado por dois círculos, apresenta um ganso poisado sobre a margem de um lago com flores e folhas de lótus e outras plantas aquáticas, enquanto outro ganso nada junto a uns rochedos com vegetação; no céu azul, vê-se o sol, nuvens e aves estilizadas, voando. A parede está dividida em dez painéis, radiais, separados por dois segmentos, contendo, alternadamente, conjuntos de flores variadas e insectos - zangão, borboletas, libelinhas - entre nuvens, sobrevoando flores diversas. No tardoz, partindo do duplo círculo que decora o pé, elevam-se dois grupos de ramos secos, muito alongados, com ave poisada, separados por uma conta. No Topkapi Saray Museum de Istambul existem quatro pratos semelhantes a este, cujo medalhão central contém apenas um pato, datados, de finais do século XVI - início do século XVII, por Regina Krahl.
Incorporação:
Legado - Por testamento em 31 de Julho de 1964
Origem / Historial:
O prato foi adquirido (em parte troca) ao Dr. Barjona de Freitas, em 07/10/1945, por 1.600$00 (mil e seiscentos escudos). Em 1965, as Finanças atribuíram-lhe o valor de 10.000$00 (dez mil escudos). A peça foi incorporada em 18/8/1967 por auto de entrega e cessão de bens ao Estado.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica