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OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional do Azulejo
Inventory number:
MNAz 125 Esc
Supercategory:
Arte
Category:
Escultura
Name:
Peça do Presépio da Madre de Deus
Title:
Foliões
Author:
Ferreira, António e Dionísio (atribuído)
Production Place:
Portugal
Manufacture Center:
Lisboa, Portugal
Date / Period:
1700 A.D - 1730 A.D
Material:
Barro
Holder:
Barro cozido (terracota)
Technique:
Modelação Policromia a frio: pintura a têmpera ou técnica mista (óleo e ovo).
Measurments (cm):
height: 54 cm; width: 51 cm; depth: 26 cm;
Description:
Grupo escultórico composto por seis figuras das quais três são homens de meia idade e três são mulheres, duas jovens e uma velha. No centro está um homem de barriga proeminente que dança com o braço esquerdo erguido tocando castanholas. Traja barrete, camisa de gola de folhos branca, casaca azul ajustada nas ancas, meias e sapatos. Da sua cintura pende uma pequena barrica e entre as pernas está um pequeno cão. À sua direita, outro homem toca guitarra, trajando chapéu, casaca, cinto, calças, meias, sapatos e, no ombro esquerdo, uma pequena capa. Em segundo plano, entre os dois, um terceiro homem inclina a cabeça para baixo. Junto ao ombro direito do guitarrista, uma mulher idosa, olha para a direita. Traja lenço soqueixado verde, véu, casaca, saia e sobressaia. À esquerda do dançarino, uma mulher jovem toca castanholas, tendo na cabeça um véu. Traja camisa, colete azul sobressaia preta, saia vermelha e sapatos. Por detrás de si, do lado do seu ombro esquerdo, espreita uma terceira mulher também jovem, envolvida num longo véu verde.
Incorporation:
Transferência - Por despacho de 31/7/2009, do Director do Instituto dos Museus e da Conservação, foi autorizada a transferência a título definitivo do MNAA para o MNAz. Estava em depósito no MNAz desde 1985.
Origin / History:
Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devem recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei nº 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; Nº 19/2006;18/07/2006 O presépio (no qual se integra esta peça) provém do antigo Convento da Madre de Deus (hoje MNAz). Foi colocado originalmente num espaço próprio conhecido por Sala do Presépio, contíguo à Capela de Santo António, no segundo piso do edifício do convento ou casa do antecoro. Entre as possíveis circunstâncias em que se situou a encomenda do presépio poderá ter estado um programa de glorificação da Virgem, no qual se enquadra a recepção de dádivas vindas de Roma, em 1731, sob a forma de relíquias várias relacionadas com A Virgem, incluindo, por exemplo, uma tábua do presépio ou berço. Entre os encomendantes prováveis são apontados D. João V e o padre José Pacheco, ou ainda D. Pedro II ou D. Catarina de Bragança. A sua função inicial relacionava-se com a celebração da Natividade realizada em ambiente de clausura. A função actual de objecto museológico decorreu da sua incorporação pelo Estado após o decreto de extinção das ordens religiosas que se prolongou neste caso, por se tratar de um convento feminino, até à morte da última freira, ocorrida em 1871. Não se sabe exactamente quando terá sido desmontado, mas sabe-se que quando foi incorporado no acervo do MNAA (ou Museu Nacional de Belas Artes e Arqueologia até 1884) já estaria desmontado. A primeira exposição museológica de algumas das suas peças isoladas do conjunto ocorreu em 1882 na Exposição de Arte Ornamental Portuguesa e Hespanhola (não foi o caso desta peça). Existiu um projecto de montagem do presépio na sua casa original nos anos 80 (onde entretanto se instalou o MNAz, motivando o regresso do conjunto escultórico a esse local, em regime de depósito, mas este projecto não teve continuidade por falta de bases para uma correcta montagem das peças dispersas.
 
     
     
   
     
     
     
 
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