MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 29 de março de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional do Azulejo
N.º de Inventário:
MNAz 351 Cer
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Cerâmica
Denominação:
Escultura
Título:
Eva
Local de Execução:
Portugal
Datação:
1930 d.C. - 1940 d.C.
Matéria:
Terracota
Técnica:
Terracota moldada
Dimensões (cm):
altura: 44 cm; largura: 36 cm; profundidade: 17 cm;
Descrição:
Figura feminina sobre base oval, sentada sobre si, com a perna esquerda flectida, unindo os braços junto ao peito. Nas mãos, abertas em concha, uma maçã. Por entre as pernas e com a cabeça junto ao ventre uma serpente. O cabelo é apanhado junto à cabeça e cobre as orelhas sob a forma de vírgulas invertidas.
Incorporação:
Compra - Adquirida num leilão no Palácio do Correio Velho, em Lisboa, através de Fundos PIDDAC/2000
Origem / Historial:
Figura incontornável do mundo das artes plásticas do Modernismo português, foi como escultor que Ernesto Canto da Maia (1890-1981) mais se destacou, pela singularidade das suas obras, pelos temas abordados e pela versatilidade dos materiais utilizados, ainda que a maioria das sua peças sejam sobretudo em terracota e em barro pintado. Marcado pela insularidade da ilha açoriana de S. Miguel onde nasceu, deixou-se depois influenciar pela estética europeia, primeiro nas Belas-Artes de Lisboa onde estudou e depois no mundo fervilhante de Modernidade que foi Paris entre as duas grandes guerras, onde Canto da Maia viveu e onde privou com os grandes artistas da época. Do Modernismo recebeu o realismo exacerbado das figuras e o regresso a formas arcaizantes da escultura mediterrânea. Mas além do mundo clássico inspirou-se também nos grandes mitos onde se baseou o pensamento humano, estando aqui incluídas as Sagradas Escrituras. Para além das peças de exaltação do nacionalismo encomendadas pela propaganda oficial do ‘Estado Novo’ em Portugal, a sua obra toca os grandes temas que constituem a realidade humana, desde o amor, a maternidade, a família, até ao mundo dos sentidos como a música ou a dança, não deixando de fora a Natureza. Em todas as peças Canto da Maia vai ao âmago da essência humana, entre os extremos da felicidade e da dor profunda, sempre com serenidade e contenção emotiva, num silêncio pleno de sentido. A peça que aqui se destaca, Eva ou Femme au serpent, plena de serena voluptuosidade, é bem exemplo da elegância e refinamento da sua escultura, onde as suas figuras apresentam de um modo geral massas fortes e bem definidas, harmonizadas pela graciosidade dos traços e dos gestos.

Título

Local

Data Início

Encerramento

N.º Catálogo

Canto da Maia. Escultor

Galeria D. Luís, Palácio Nacional da Ajuda, Lisboa

1990

As Colecções do Museu Nacional do Azulejo, Lisboa

Centro Cultural FIESP - São Paulo - Brasil

2008-04-07

2008-07-20

 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica