MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
terça-feira, 23 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional do Azulejo
N.º de Inventário:
MNAz 6319 Az
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Cerâmica
Denominação:
Painel de Azulejos
Título:
Vindima
Autor:
Colaço, Jorge (Tânger, 1868 - Caxias, 1942)
Local de Execução:
Portugal
Centro de Fabrico:
Lisboa, Portugal
Oficina / Fabricante:
Fábrica Lusitânia
Datação:
1924 d.C. - 1940 d.C.
Matéria:
Barro
Técnica:
Faiança
Dimensões (cm):
altura: 92,5 cm; largura: 123 cm;
Descrição:
Painel de azulejos incompleto, em faiança polícroma: azul e amarelo sobre branco. Representação figurativa de costumes, vindima, enquadrada por friso ondeado azul e amarelo. Várias pessoas trabalham à volta das uvas acabadas de apanhar e em primeiro plano um homem ajuda uma mulher com o cesto de uvas que traz à cabeça.
Incorporação:
Doação - Oferta da Caixa Geral de Depósitos
Origem / Historial:
Desconhece-se a origem desta série de painéis. Provavelmente trata-se do antigo revestimento parietal de algum edifício transformado em delegação da Caixa Geral de Depósitos. "Jorge Colaço transportou para o século XX um gosto decorativo oitocentista, de ilustração tardo-romântica dos grandes Mitos da História de Portugal, a par de estereótipos de um Nacionalismo que se firmou pela descrição dos lugares castiços do País e das personagens genuínas do Povo, entre camponeses e pescadores em paisagens rurais e marítimas. A sua produção fez reviver estilos "antigos" citando os períodos áureos do azulejo em Portugal, entre azul e branco do Barroco e Rococó afirmados respectivamente na primeira metade e no terceiro quartel do século XVIII, e constitui-se como modelo preferido por muitos autores e fábricas até à actualidade." Vide Bibliografia, Paulo Henriques no catálogo "O Azulejo em Portugal no século XX", p.37.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica