MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 25 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Francisco Tavares Proença Júnior
N.º de Inventário:
10.55 MFTPJ
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Cena religiosa
Autor:
Silveira, Bento Coelho da (c. 1628-1708)
Local de Execução:
Portugal
Datação:
XVII d.C.
Suporte:
Tela
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 152,5; largura: 120,5;
Descrição:
Pintura religiosa representando, num primeiro plano, do lado esquerdo da tela, Frei Egídio, trajando hábito de monge eremita de Santo Agostinho, com uma das mãos aponta para um livro aberto colocado a seus pés, que poderá representar uma das suas obras de teologia-filosófica (foi doutor de Teologia e lente da Faculdade de Teologia da Universidade de Coimbra), com a outra mão aponta para o céu. Do lado direito, Frei Roque com hábito branco de Trinitário, aos pés uma figura ajoelhada que representa um cativo. Frei Roque olha para as figuras da Trindade, num plano superior da pintura. Em plano afastado uma cena minaturial e alegórica, que representa Frei Roque à cabeceira de uma mesa onde vêm monges entregar as moedas mendigadas e outros que partem com o dinheiro para o resgate dos soldados no presídio marroquino. Esta cena está relacionada com o desastre de Alcácer Quibir, o monge fazia parte da expedição. No plano superior, as figuras da Santíssima Trindade, acompanhadas da Virgem Maria, rodeadas de anjos. A Virgem é uma figura delicada, segurando na mão direita as cadeias quebradas dos cativos, tem no peito a cruz de Padroeira dos Trinitários. Ao centro está Jesus, com o peito desnudado e um manto que lhe cai sobre as costas e o colo, ligeiramente inclinado para a Virgem que lhe fica do lado esquerdo. A figura do Deus Pai, à sua esquerda, tem uma das mãos sobre o globo terrestre e a outra sobrevoada pela pomba do Espirito Santo.
Incorporação:
Doação - Francisco Tavares Proença Junior
Origem / Historial:
Proveniência: Convento da Graça de Castelo Branco, actual Santa Casa da Misericordia. Esta tela estava no altar da Capela dos Fonsecas. Esta tela foi entregue ao Museu em 1910 e com ele andou de lugar para lugar, o que prejudicou em muito o seu estado de conservação.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica