MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 19 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu de Évora
N.º de Inventário:
ME 1771/3
Supercategoria:
Arqueologia
Categoria:
Escultura
Denominação:
Pilastra
Local de Execução:
Portugal
Centro de Fabrico:
Évora
Datação:
1533 d.C.
Matéria:
Mármore
Dimensões (cm):
altura: 403;
Descrição:
Coluna poligonal, de quatro faces, de mármore branco esculpido, com fustes estriados presos por laçaria; a base e o capitel estão ornamentados por quimeras, folhas de acanto, soco de medalhões circulares com bustos de baixo-relevo de personagens reais - ou seja, elementos "ao gosto romano" , segundo os ideais renascentistas.
Incorporação:
Transferência - Biblioteca Pública de Évora
Proveniência:
Convento do Paraíso.
Origem / Historial:
As três colunas de mármore branco pertenceram ao refeitório do destruído Convento do Paraíso, numa obra encomendada por D. Álvaro da Costa, conselheiro do rei D. Manuel e padroeiro da comunidade. Os capitéis, segundo Pedro Dias (1987), integram-se num conjunto de trabalhos escultóricos e construtivos a que também pertencia o túmulo do fidalgo. Este autor refere também que estas pilastras possuem a finura e o nível estético do retábulo da Pena, sendo que, no entanto, as bases são de talhe mais rude, constituindo obra, provavelmente, de um dos seus auxiliares. Passou a integrar a colecção de arqueologia da Biblioteca Pública de Évora no ano de 1902, conforme o documento do conservador António Francisco Barata, datado de 29 de janeiro desse mesmo ano (Biblioteca Pública de Évora, ofício 287), publicado por Túlio Espanca (1973: 20-21)
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica