MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 20 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu da Cerâmica
N.º de Inventário:
MC 197
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Cerâmica
Denominação:
Depósito de Aguardente
Local de Execução:
Portugal
Centro de Fabrico:
Caldas da Rainha
Oficina / Fabricante:
Fábrica de José Francisco de Sousa Filho
Datação:
1903 d.C. - 1907 d.C.
Matéria:
Barro vermelho
Técnica:
Modelada e moldada
Dimensões (cm):
altura: 39; largura: 22; comprimento: 23;
Descrição:
Peça que representa o Zé Povinho em meio corpo com os braços dobrados no seu tão característico "manguito". É um Depósito de Aguardente feito no início do século XX. Esta peça apresenta pormenores expressivos habilmente modelados pelos do ceramista. O torso de homem do povo, de ombros largos e braços enérgicos, enverga uma camisa branca de colarinho aberto e punhos apertados. Bosre ela, um colete castanho e uma cinta vermelha. De rosto cheio, de bochechas er nariz rosados, olha para longe. À semelhança do que acontece com as mãos, a cara é de barro cozido pintado a frio. Os pormenores são notáveis. As sobrancelhas, as narinas redondas, os lábios contornados e espressivos e as duas orelhas bem definidas dão à figura um toque de realismo que quase faz respirar. Em torno da cara, ligando-se à linha do cabelo por duas patilhas aparadas, nasce uma barba farta ne encaracolada, repetindo os tons de castanho forte que caracterizam esta figura. Sobre a cabeça, um pequeno chapéu, cuja copa serve de tampa ao depósito. A Figura assenta sobre uma base verde que tem na parte da frente uma inscrição sobre fundo branco: FIADO TOMA, e, na parte de trás, um orifício com rolha de cortiça por onde terá saído o precioso líquido. Nota: esta peça faz parte do percurso "O Museu da Cerâmica nas Pontas dos Dedos", projecto, disponível desde Dezembro de 2010, consta um Guia em Braille e em formato aumentado com o percurso do Museu da Cerâmica em geral e a descrição de dez peças que podem ser tocadas e esploradas durante a visita, com tabelas em Braille e com letras aumentadas, destinadas ao visitante invisual ou com baixa visão, de modo a tomar contacto com o acervo do Museu.
Incorporação:
Compra - Peça adquirida ao coleccionador Alfredo Lucas Cabral.
Origem / Historial:
Esta peça fez parte da colecção de Alfredo Lucas Cabral, tendo sido adquirida pelo Museu em 1979, integrando o seu primeiro núcleo expositivo.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica