MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 19 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu da Cerâmica
N.º de Inventário:
MC 1476
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Cerâmica
Denominação:
Caneca
Local de Execução:
Portugal
Centro de Fabrico:
Caldas da Rainha
Oficina / Fabricante:
Atribuído à Fábrica de Manuel Cipriano Gomes "Mafra"
Datação:
XIX d.C.
Matéria:
Barro
Técnica:
Moldada e modelada
Dimensões (cm):
altura: 22,5; largura: 14,5; profundidade: 14;
Descrição:
Caneca antropomórfica de faiança policromada, representando o busto de uma figura masculina. O bocal tem a forma de um chapéu com a aba levantada. A figura enverga casaca e chapéu ao estilo do século XVIII. Assenta sobre uma peanha circular com anéis. Asa saliente de fita nas costas da figura, é aplicada desde o chapéu até á cintura.
Incorporação:
Doação - Doação do antiquário Cabral Moncada, Lisboa.
Origem / Historial:
Este modelo de canjirão é referido por Arthur Sandão no seu livro sobre Faiança Portuguesa, vol.1 (SANDÃO, p. 155) e por Jorge Pereira de Sampaio no seu livro "A Faiança da Real Fábrica do Juncal" que apresenta dois exemplares com modelo semelhante, apenas diferindo na decoração: "Apresentamos dois canjirões em forma de busto, sendo um decorado a morado e outro de vidrado branco sem decoração, sendo até aí o exemplar decorado único conhecido no género ao contrário do outro, de que já foram detectados alguns totalmente brancos em feiras de antiguidades. A nossa colecção integrou recentemente uma dessas peças decorado a morado, muito semelhante ao anteriormente mencionado e que já tinha sido refrido e apresentado na obra de Arthur Sandão." (SAMPAIO, p. 207). Ainda segundo refere Jorge Sampaio sobre este modelo "as canecas ou gomis em forma de busto devem ter constituído excepção no fabrico do Juncal (...) esta forma de busto, como outras de faiança portuguesa desse tempo, tinha influência na escultura erudita." A peça do Museu, sendo de modelo igual aos exemplares acima referidos, apresenta um vidrado típico de Caldas, em tons de mel e castanho.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica