MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 19 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu da Cerâmica
N.º de Inventário:
MC 232
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Cerâmica
Denominação:
Figura de Movimento
Local de Execução:
Portugal
Centro de Fabrico:
Caldas da Rainha
Oficina / Fabricante:
Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha
Datação:
1895 d.C.
Matéria:
Barro vermelho
Técnica:
Moldada e modelada
Dimensões (cm):
altura: 24,5; largura: 11,5; comprimento: 13;
Descrição:
Representação do Zé Povinho, retoma os traços que tão bem o caracterizam. Sobre as magras pernas vestidas com calças castanhas, traz a velha camisa clara de sempre, à qual se sobrepõe o colete castanho, aqui aberto, deixando bem visíveis a lapela dobrada e três pequenos botões. Nos pés, uns sapatos pretos; na cabeça, um chapéu de igual cor. A figura olha-nos de frente. Estendo as mãos para nós, mantendo-as junto ao corpo, de palmas viradas para cima. As mãos largas e francas estão vazias, num gesto de quem nada tem para mostrar. O rosto largo reforça a expressão das mãos. A boca é rasgada, o nariz arredondado, e os olhos, pequeninos mas expressivos, mais não são do que as duas pintinhas negras que espreitam sobre pinceladas brancas debaixo de sobrancelhas firmes. A mesma barba de sempre reforça o formato do rosto.. Sobre a calota esfárica em que se equilibra, lê-se a inscrição "IMPOSTOS". Nota: esta peça faz parte do percurso "O Museu da Cerâmica nas Pontas dos Dedos", projecto disponível desde Dezembro de 2010, consta um Guia em Braille e em formato aumentado com o percurso do Museu da Cerâmica em geral e a descrição de dez peças que podem ser tocadas e exploradas durante a visita, com tabelas em Braille e com letras aumentadas, destinadas ao visitante invisual ou com baixa visão, de modo a tomar contacto com o acervo do Museu.
Incorporação:
Compra - Peça adquirida ao coleccionador Alfredo Lucas Cabral.
Origem / Historial:
Esta peça fez parte da colecção de Alfredo Lucas Cabral, tendo sido adquirida pelo Estado em 1979 para o Museu. A peça é conhecida por figura de movimento devido ao sistema de engonço que a faz balaçar. A figura do Zé Povinho foi criada por Rafael Bordalo Pinheiro como símbolo do povo português e aparece em inúmeras representações tantográficas, como em cerâmica. Faz parte de uma série de figuras populares com sentido caricatural, como o Polícia, a Velha Maria, entre outras. O molde em gesso original desta peça ainda se encontra no Museu da Fábrica de Faianças Rafael Bordalo Pinheiro.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica