MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 25 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu da Cerâmica
N.º de Inventário:
MC 203
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Cerâmica
Denominação:
Garrafa
Local de Execução:
Portugal
Centro de Fabrico:
Caldas da Rainha
Oficina / Fabricante:
Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha
Datação:
1896 d.C.
Matéria:
Barro vermelho
Técnica:
Modelada e moldada
Dimensões (cm):
altura: 30,2; largura: 13,3; comprimento: 13,3;
Descrição:
Jarro antropomórfico representando figura masculina envergando a farda dos archeiros da Casa Real. Decoração com todos os pormenores que o definem, modelados vidrados e pintados: fisionómicos (orelhas, olhos, sobrancelhas, cabelo, patilhas, boca, nariz, tronco e membros); indumentários (chapéu 'bicórnio' castanho com galão e pena brancos, casaca vermelha com gola castanha e galões laranja, branco e azul, com faixa disposta na diagonal a condizer, colete azul com galão laranja, branco e azul, camisa e laço brancos, calças vermelhas, meias e luvas brancas e sapatos pretos com fivela branca); e acessórios (um par de óculos laranja com lentes azuis pendurados ao peito por uma corrente castanha, lenço vermelho na mão direita e espada com punho amarelo e castanho e lâmina preta com extremidade amarela, embainhada na faixa, na zona da cintura, do lado direito). As partes constituintes do jarro estão integradas na representação do archeiro: a tampa (amomível) constitui a copa do bicórnio; o bico é bico do chapéu, e a asa é formada pela faixa que, disposta na diagonal, se destaca, nas costas da figura. Assenta em base circular verde com a incrição, em relevo, 'ARCHEIRO', na parte anterior.
Incorporação:
Compra - Adquirida ao coleccionador Alfredo Lucas Cabral, em 1979.
Origem / Historial:
Fez parte da colecção de Alfredo Lucas Cabral, tendo sido adquirida pelo Museu em 1979, integrando o seu primeiro núcleo expositivo.

Tipo

Descrição

Imagem

Marca

FFCR - Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha. Iniciais entrelaçadas por uma serpente; 1896 - ano de produção da peça; 21 - número referente ao operário da fábrica responsável pela produção da peça. Gravações na base da peça.

imagem

Inscrição

Archeiro, em relevo, na base da peça.

imagem
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica