MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 25 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu da Cerâmica
N.º de Inventário:
MC 90
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Cerâmica
Denominação:
Garrafa com tampa
Local de Execução:
Portugal
Centro de Fabrico:
Caldas da Rainha
Oficina / Fabricante:
Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha
Datação:
1888 d.C.
Matéria:
Barro vermelho
Técnica:
Moldada e modelada
Dimensões (cm):
altura: 40; largura: 31; comprimento: 30;
Descrição:
Garrafa decorativa com bojo de forma esférica achatada, gargalo estreito com bocal alargado e tampa em forma de calota invertida. Duas asas salientes em rolo ligam o bojo à parte superior do gargalo. Decoração modelada constituída por ramos, folhas e vagens de feijoeiro a cobrir o bojo, as asas, o bocal e tampa. Sentado numa asa a autocaricatura de Rafael Bordalo Pinheiro, um lagarto e ao lado duas mãos, cada uma com duas asas brancas. Vagens e folhas de feijoeiro rodeiam o bocal e a tampa e no topo encontra-se um lagarto. No bojo lê-se a seguinte dedicatória: Ao Dr.º Feijão/Lembranças da Fábrica/do seu amigo Raphael Bordalo Pinheiro/Caldas da Rainha/1888.
Incorporação:
Compra - Peça adquirida ao coleccionador Alfredo Lucas Cabral, em 1979.
Origem / Historial:
Peça única, exemplificativa do hábito de Rafael Bordalo Pinheiro produzir peças destinadas a ofertas ou a celebrar ocasiões especiais. Esta peça foi executada para oferecer ao médico, chamado Drº Feijão (Francisco Augusto de Oliveira Feijão), que tratou Rafael Bordalo Pinheiro de um antraz em 1888. Toda a iconografia da peça faz alusão ao apelido do médico, com ramos e folhas e vagens de feijoeiro, bem como as mãos com asas que trataram Bordalo, dando um sentido espiritual, por ter sido o médico que o curou. Trata-se de uma peça de oferta, em sinal de agradecimento e que fica para a memória, de grande valor artístico e técnico. Esta peça fez parte da colecção Alfredo Lucas Cabral tendo vindo a integrar em 1979, o primeiro núcleo expositivo das colecções do Museu.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica