MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Thursday, April 25, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Grão Vasco
Inventory number:
2463
Supercategory:
Arte
Category:
Pintura
Name:
Camões e as Tágides
Title:
Camões e as Tágides
Production Place:
Lisboa
Manufacture Center:
Lisboa
Date / Period:
1894 A.D
Material:
Óleo
Holder:
Tela
Measurments (cm):
height: 242; width: 293;
Description:
No centro da composição destaca-se a figura de Camões, sentado sobre um rochedo, representado de barba, com vestes negras e manto castanho, estendendo a mão direita e dirigindo o olhar em direcção a três Tágides, que se situam do lado esquerdo. As Tágides apresentam-se nuas, sentadas na areia, com o cabelo apanhado e conversando com o poeta. A cena representada conta como pano de fundo com as águas do Tejo onde, do lado esquerdo, se vislumbra, um pouco mais distante, uma outra Tágide e, do lado oposto, ao longe, a Torre de Belém, que se ergue da água envolvendo-se na neblina que satura o céu. A figura do poeta, envolto num manto escuro e sentado num rochedo na Praia do Restelo, perto da Torre de Belém, contrasta com a das Tágides inspiradoras, de corpos alvos e bem modulados. Os seus rostos, muito concretizados e quase familiares, opõem-se às formas dos elementos da natureza, difusos e representados em mancha.
Incorporation:
Compra - Adquirido ao pintor José Campas
Origin / History:
Em Abril de 1930 o quadro “Camões e as Tágides” passa a integrar o acervo do Museu de Grão Vasco. Esta pintura havia já sido exposta diversas vezes, tendo mesmo sido enviada, em 1896, para a Exposição Internacional de Berlim, mas acabou por ser posta à venda em leilão e foi adquirida pelo pintor José Campas. Por sua vez, Francisco de Almeida Moreira, primeiro director do Museu de Grão Vasco, adquiriu-a a este pintor e a tela passou a estar exposta neste museu. - Em 1894 foi exposto pela primeira vez na Galeria da Livraria Gomes, ao Chiado. - Em 1896 foi enviado para a Exposição Internacional de Berlim, onde figurou. - Pertenceu à Galeria do doutor Francisco Augusto da Costa Falcão. - Posto em leilão nos princípios do ano 1930, efectuado na Casa Liquidadora, da avenida da Liberdade, em Lisboa, onde foi adquirido pelo Pintor José Campas, que o vendeu, por sua vez, em Abril do mesmo ano, ao Museu de Grão-Vasco. - Em 1931 foi exposto na recém criada Sala Columbano, no Museu de Grão Vasco. Existem estudos preparatórios desta pintura, ou das personagens que a compõem, no Museu de Arte Contemporânea- Museu do Chiado e na Casa Museu Dr. Anatácio Gonçalves, em Lisboa.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits