Origem / Historial:
O presente trecho a pastel do Jardim de Marzovelos (com este mesmo nome existe outra obra no MGV, Inv. nº 2314, e outras duas no Museu Almeida Moreira ) é uma de várias interpretações que o artista pinta no decurso da sua estadia em Viseu, na primavera de 1921, preparando obras para a Exposição Artística Industrial a realizar nesta cidade, e que integrava uma programação mais vasta do Congresso Beirão, realizado em junho do mesmo ano.
No jornal Notícias de Viseu, de 7 de julho de 1921, a propósito dos trabalhos de Joaquim Lopes exibidos na Exposição Artística Industrial, refere-se que “Todos os trabalhos deste artista nos pareceram bons (…). Mas o pastel de Marzovelos valia bem toda a exposição. Duma técnica impecável, duma suavidade encantadora, (o que é muito difícil de conseguir na paisagem a pastel), duma observação excepcional, faria a reputação dum mestre. Há quem chame a Joaquim Lopes «o pintor das montanhas», mas nós chamar-lhe-emos também o pintor do sol. Em quasi todas as telas expostas, o lindo sol da nossa terra floresce e noiva numa sinfonia dulcíssima de coloridos felizes como raras vezes temos encontrado. Joaquim Lopes pinta bem e mancha melhor”.
Terminada a exposição no mês de agosto, Almeida Moreira escreve a Joaquim Lopes comunicando-lhe a decisão de adquirir esta obra. Diz-lhe muito perentoriamente que “o pastel fica, como eu queria, definitivamente para o Museu”. Mais tarde esta paisagem veio a integrar a Sala de Aguarelas, Pasteis e Desenho, constando no inventário de 1931 com o número 596.
O Jardim de Marzovelos é um admirável espaço romântico nas imediações de Viseu, à época propriedade de António Teixeira Rebelo, primeiro Visconde de Marzovelos, amigo pessoal de Almeida Moreira e de Joaquim Lopes. Este belo lugar, tão apetecível aos apreciadores da natureza e aos artistas em particular, pauta-se por uma construção delicada e elegante, num estilo inglês ordenado e sóbrio, cuja superabundância de viçosas plantas e flores lhe confere uma graciosidade única; com jogos de formas, brilhos e cores que se tornam um verdadeiro desafio à mestria artística.