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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Grão Vasco
N.º de Inventário:
2387
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Menina - Efeitos de Luz
Datação:
1924 d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Dimensões (cm):
altura: 46,5 cm; largura: 37 cm;
Descrição:
Busto de menina com cabelos castanhos ondulados, vestido avultado com botões do lado esquerdo, brincos dourados losângulares, retratada sob um fundo indefinido. O rosto é iluminado por feixes de luz que, vindos de diversas direcções, criam um efeito de luz realçando assim o rosto da menina das tonalidades de castanhos, predominantes nesta composição. _______________________________________________________________________________________ A Menina - Efeitos de Luz, pintada 12 anos depois da Menina das Camélias, revela uma maior maturidade pictórica de Almeida e Silva, na qual a figura, praticamente a meio corpo, se apresenta despojada de quaisquer atavios, colocando toda a ênfase no tratamento dado à personagem e em especial ao rosto. O fundo é indistinto, caracterizado com uma pincelada vigorosa e quase espatulada, em tons de castanhos, mas permitindo perceber um espaço interior no qual a personagem se integra. O rosto da jovem é envolto em dois relances distintos de luminosidade. Da direita sobressai um tom quente e alaranjado, que parece emergir de uma lareira acesa, afagando a face e realçando o peculiar brilho do brinco em ouro que pende da orelha, ou ainda no olhar cristalino. Da esquerda ressalta uma luz branca, fria e menos intensa, mesmo assim essencial a um jogo lumínico que sugere um tempo de Inverno, passado num interior, suscitação confirmada pelo tipo de indumentária que a figura apresenta: um casaco abotoado, num tom escuro de verde acinzentado (que se parece mesclar com o fundo). O recurso habilidoso ao sfumato, o contraste das duas intensidades de luz, a caracterização da mirada um pouco enigmática, aliada à expressão valores simbólicos, como a pureza, inocência e intemporalidade, tão do agrado do pintor, conferem à obra um elevado interesse para a caracterização da obra de Almeida e Silva, virtuosismo já experimentado na obra Retrato de Homem, pintado dois anos antes. SG
Incorporação:
Outro - Fundo Antigo do Museu
 
     
     
   
     
     
     
 
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