MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Friday, February 23, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Grão Vasco
Inventory number:
2630
Supercategory:
Arte
Category:
Pintura
Name:
Mulher com Jarro
Date / Period:
1928 A.D
Holder:
Papel
Technique:
Aguarela
Measurments (cm):
height: 48; width: 31,5;
Description:
Apontamento de uma figura de mulher representada a meio perfil, com o rosto virado para a direita, como se o olhar fixasse um alvo que o artista exclui da imagem. Representada sem visualização do corpo inteiro, segura nas mãos um jarro, erguendo-o em jeito de oferenda; traja saia longa, franzida, camisa de mangas compridas e lenço em bico, seguro à frente pelas duas pontas. As cores são quentes, um pouco uniformes, e com predominância para as tonalidades ocre, onde o negro dos cabelos, apanhados em forma poupa, as zonas de sombra e as leves pinceladas de vermelho, na blusa e lenço, cortam esta identidade crómática. A personagem ressalta de um fundo que vai, gradualmente, escurecendo, no sentido descendente e apenas a diferenciação de cor circunscreve superfícies, dada a ausência de traços que estabeleçam a delimitação de contornos.
Incorporation:
Compra
Origin / History:
A obra foi registada no inventário de 1935 com o número 1480, integrando a Sala de Aguarelas, Pasteis e Desenho do Museu de Grão Vasco.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits