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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Grão Vasco
N.º de Inventário:
2638
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Aspecto da Vida dos Pescadores
Datação:
1928 d.C.
Suporte:
Papel
Técnica:
Aguarela
Dimensões (cm):
altura: 20,5; largura: 30,5;
Descrição:
Paisagem de costumes. Na praia de Matosinhos, quatro figuras femininas em pé, na areia, ocupam a metade direita do quadro, antecedidas por duas grandes canastras. Três destas figuras, as mais próximas do observador, estão viradas para o mar e duas delas estão abraçadas. A quarta figura, a mais distante, está virada para terra e, por se encontrar no limite do suporte, aparece cortada a toda a altura. Do lado esquerdo da pintura, um grupo de três mulheres acocoradas, destacando-se a que se encontra em primeiro plano e de perfil, vestida de cores escuras. No mesmo enfiamento e próximo da linha de água, vê-se o perfil de um cavalo a puchar uma carroça, conduzido por um homem de chapéu, em pé, a segurar as rédias. No limite da linha do horizonte recortam-se três barcos, dois no enfiamento da carroça, e o terceiro visivel por entre as figuras em pé.
Incorporação:
Compra - No ano de 1933 foram adquiridas 17 aguarelas com cenas dos pescadores pelo valor total de 6.800$000. O pagamento das mesmas foi distribuído por várias prestações e foi concluído no ano de 1935. As peças encontram-se registadas no museu com os seguintes números de inventário: 2638; 2631; 2644; 2639; 2645; 2627; 2708; 2628; 2633; 2634; 2635; 2642; 2637; 2632; 2643; 2636; 2629.
Origem / Historial:
As dezassete aguarelas de Joaquim Lopes, cuja temática incide sobre a faina da pesca, em Matosinhos, focalizam uma sequência de cenas ou actividades centralizadas na praia ou à beira mar. Apesar de umas terem sido executadas em 1928 e outras em 1929, existe nelas uma continuidade temática, em virtude de o pintor retratar actos colectivos quotidianos. O conjunto deu entrada no museu em 1933 e logo justificou a atribuição de uma sala de aguarelas, concorrendo para o estatuto privilegiado que Joaquim Lopes vinha ganhando no contexto expositivo do museu.
 
     
     
   
     
     
     
 
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